CAPACITAÇÃO DE TÉCNICOS DA EMATERCE

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

Sempre preocupada com acapacitação de seus servidores, a diretoria executivada Ematerce manteve contatos com a Agência de DefesaAgropecuária do Ceará (Adagri), visando àrealização de um Curso de Capacitação emEmissão de Guia de Trânsito Animal (GTA), para seusextensionistas, com vistas à prestação deserviços de qualidade a seu público-alvo, ou seja,agricultores, sobretudo os de base familiar.

 

 

Segundo o titular daGerência de Apoio Técnico, da Ematerce, Engº AgrºCláudio Matoso, os cursos serão ministrados nos dias19, 21 e 23, respectivamente nas sedes municipais de Limoeiro doNorte, Brejo Santo e Tauá. No total – disse – serãocapacitados 68 servidores da Ematerce. Destacou, ainda, ser uma dasprioridades da empresa capacitar sua força de trabalho, nasdiversas atividades do setor agropecuário e gerencial,iniciativa essa extensiva aos representantes do seu público-alvo,ou seja, os produtores rurais.

 

O QUE É GTA

 

O médicoveterinário Crisanto Alves Araújo, lotado no escritórioestadual da Ematerce, em Fortaleza, explicou que se trata da Guia deTrânsito Animal (GTA), documento que permite o tráfegode qualquer animal de um município para outro e de um Estadopara outro. Acrescentou que, para a emissão desse documento,há algumas exigências. Para bovinos, o proprietáriodeve apresentar exames negativos de brucelose, tuberculose, expedidospor médico veterinário, além de comprovante devacinação contra febre aftosa, emitido por órgãooficial do Estado, e atestado de vacinação contra araiva.

 

 

No tocante a equinos,informou que os exames, obrigatórios, são: anemiainfecciosa equina e mormo, ambos fornecidos por médicoveterinário. Quanto a ovinos e caprinos, os exames sãocontra a raiva e exame clínico de comprovação danão-existência de linfadenite caseosa (popularmenteconhecido por caroço).

 

 

Assessor de Comunicaçãoe Ouvidor

 

Jornalista Antonio Joséde Oliveira – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

 

Fone 85.3217..7872