CAPACITAÇÃO PARA EXTENSIONISTAS DA EMATERCE

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } –>

 

 De hoje, 15, atéquinta-feira, 25 extensionistas da Ematerce de todo o Ceará estãosendo capacitados, para disseminarem informações a agricultoresfamiliares sobre as gripes suína, aviária e eqüina. O treinamentoestá a cargo de técnicos da Ematerce em parceria com o MDA eEmbrapa.

 Capacitar agricultoresfamiliares e pequenos produtores, no que diz respeito aoreconhecimento e profilaxia das “influenzas”, que atingemrebanhos de porcos, aves e cavalos. Este é o objetivo de umtreinamento que está sendo realizado, desde hoje, dia 15, até apróxima quinta-feira, 17, para 25 extensionistas de todo o Estado,no salão nobre do Hotel Praia Centro, sob o título “EducaçãoPara Enfrentamento das Gripes Suína, Aviária e Equina”. Doismédicos veterinários da Ematerce são os responsáveis em difundirconhecimentos acerca do tema. A capacitação é uma iniciativa doMinistério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com aEmbrapa e Ematerce.

 Durante a abertura dotreinamento, José Maria Pimenta, presidente da Ematerce, falou aospresentes sobre a importância em prestar essas informações aohomem do campo. Afirmou que a missão da empresa é socializar dados,para o agricultor familiar. Daí, a necessidade da divulgação. ParaPimenta, três vertentes conduzem atualmente o pensamento mundial: aÉtica, o meio ambiente e a sanidade animal, sendo necessário quecada setor desenvolva seu trabalho nas áreas em que atua.

 O repasse dasinformações aos 25 extensionistas da Ematerce, sobre os trêstipos de gripe – seu reconhecimento e tratamento -, está a cargodos Médicos Veterinários Eduardo Santos, de Cascavel, e MauroNogueira, de Iguatu, este último coordenador de Saúde Animal doEstado do Ceará.

 Os instrutores foramcapacitados, durante o mês de novembro, em Brasília, e têm amissão de difundirem o conteúdo do treinamento a extensionistas detodo o Ceará. Um segundo treinamento deve ser realizado, no iníciode 2010, para mais 25 profissionais que atuam no meio rural. Aintenção é de que um milhão de agricultores, em todo o país,recebam informações no período de um ano. Em três anos, estameta deve saltar para 4 milhões e 300 mil agricultores familiarescom informações sobre as gripes.

 PALESTRAS

 No decorrer dos trêsdias do treinamento serão ministradas palestras sobre os seguintestemas: SituaçãoEpidemiológica da Pandemia de Influenza pelo Vírus A (H1N1) e daGripe Aviária pelo vírus A (H5N1); Ações Governamentais para oEnfrentamento da Pandemia (Plano de Contingência do Brasil);Sanidade Avícola, Suídea e Equina, com ênfase para a prevençãoda influenza aviária; Avicultura e Suinocultura Familiar no Brasil(criações de fundo de quintal, sistema orgânico-ecológico,sistema caipira colonial (capoeira) e avicultura alternativa);Avicultura e Suinocultura Industrial no Brasil; Biosseguridade;Importãncia Estratégica do Georeferenciamento; ImportânciaEpidemiológica das Aves Migratórias e, Práticas de Segurança emCasos de Suspeita de Doenças.

 Num segundo momento,que deve acontecer, também, no início do próximo ano, serãoaplicados métodos de extensão rural, com a realização de “diasde campo”, quando os agricultores familiares das áreas maislongínquas do Estado serão visitados pelos extensionistas. Naoportunidade, serão enfatizadas discussões sobrePerfilda Pandemia da Gripe A (H1N1), declarada pela OMS; Perigos daInfluenza Aviária, Suína e Equina paraHomens e Animais; Agentes Causadores da Enfermidades H1N1 e H5N1;Formas de Combate da Doença e Sintomas das Principais Doenças dasAves, Suínos e Equinos e Sua Profilaxia, dentre outros.

 ====================================================================================

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br

 FONE: 85.3217.7872