CARIRI: SEMINÁRIO SOBRE PLANTIO ORGÂNICO DIRETO DE MILHO

Numa promoção do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Ematerce, Embrapa, secretarias de agricultura e outras instituições públicas e privadas, realiza-se, nesta terça-feira, 11, no auditório da Universidade do Centro de Ciências e Tecnologia em Juazeiro, um Seminário sobre Plantio Orgânico Direto do Milho.

Segundo o gerente regional da Ematerce-Cariri, Engº Agrº Francisco Adonias Sobreira, o evento conta com a participação de 200 pessoas, dentre agricultores, extensionistas, técnicos de outras organizações, secretários municipais de agricultura e convidados especiais da região caririense.

A programação do seminário, que se encerra no final desta tarde, consta de palestras, ministradas pelo professor João Carlos Galvão, da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e por engenheiros agrônomos de quatro empresas multinacionais que trabalham com milho.

REFERÊNCIA EM MILHO

Explicou o gerente da Ematerce que a razão maior da realização desse seminário, no Cariri, deve-se ao fato de residir, no município de Abaiara, naquela região, o agricultor familiar que conseguiu obter a maior produtividade, com o cultivo do milho híbrido, ou seja, 7.600 quilos por hectare. Acrescentou que, com a promoção do evento, espera-se ampliar a área de milho híbrido, no Cariri e em outras regiões do Estado, a exemplo dos Sertões de Crateús e dos Inhamuns.

Por último, enfatizou Sobreira que a região do Cariri, abrangendo 28 municípios, produz, anualmente, 330 mil toneladas, dentre milho híbrido e milho-variedade, o que representa 35% da produção desta cultura em todo o território cearense.

VANTAGENS

O plantio direto – afirmou Sobreira – é bom para o agricultor, melhor para o solo e excelente para a natureza. Trata-se de plantio ou cultivo de plantas, realizado sobre resíduos vegetais de culturas e/ou sobre massa verde dessecada, cuja mobilização do solo ocorre, apenas, na linha de plantio, dispensando, portanto, o preparo físico do solo.

Dentre as vantagens, o plantio direto permite o mínimo de revolvimento do solo e dispensa o uso continuado de operações mecanizadas, tais como: aração, gradagem e escarificação, favorecendo a conservação do solo. No tocante aos benefícios da prática, disse que envolve a rotação de culturas; mantém o solo coberto; controla a erosão; há maior infiltração de água no solo; maior retenção da umidade; melhora a fertilidade do solo; melhora a amplitude da temperatura do solo; reduz custos, sem falar de sua sustentabilidade.

=======================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR