Cultura do sorgo é tema de encontro em Barreira

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

A Ematercee o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) realizaram, noúltimo dia 30, em Barreira, o I Encontro Tecnológico sobre aCultura do Sorgo. Oitenta e um participantes, dentre produtoresrurais de Redenção, Acarape, Aracoiaba, Baturité e Barreira,representantes de sindicatos e associações estiveram presentes. Oencontro teve como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos coma cultura e a importância do seu cultivo no semi-árido nordestino.

 

Naoportunidade, os presentes tomaram conhecimento das experiênciassatisfatórias obtidas com o sorgo. O coordenador do Centec deBarreira, Francisco José dos Santos, falou sobre o desempenhoapresentado pela variedade IPA2502, que tem uma boa adaptação emperíodos de escassez de chuva. Audísio Silva, gerente do escritórioda Ematerce de Redenção, destacou o papel do sorgo na alimentaçãohumana e animal e a parceria Ematerce-Centec, no sentido de promovermelhorias para a família rural.

 

Aimportância econômica do sorgo, suas características e cultivocomo fonte alternativa para convivência com o semi-árido, foramaspectos abordados na reunião. Os bons resultados obtidos com aprodução de 2135 quilos de sementes/ha com precipitação de 231milímetros de chuva foram também expostos aos presentes, seguido dedebate sobre análise econômica e comparação da produtividade dosorgo em relação ao milho nas mesmas condições de precipitação.

 

Uma visitaa Unidade Experimental do Centec marcou a segunda etapa do encontro,onde foram verificados o desenvolvimento da cultura, considerando-sesolo, espaçamento, variedades, adubação tratos culturais ecolheita. Amostras de sementes de sorgo foram distribuídas ao final para queprodutores possam testar o valor da cultura em suas propriedades.

 

 

 

 

 

Assessoriade Comunicação e Ouvidoria

 

JornalistaJoão Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

Fone85.3217.7872