Dia Mundial do Meio Ambiente: Ematerce orienta agricultores a preservarem a natureza

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

  Sem demagogia, todos osdias do ano são considerados, para a Ematerce, por intermédio deseus extensionistas, Dia do Meio Ambiente, comemorado, cuja data écelebrada em 5 de junho. A assertiva, acima citada, deve-se às açõesextensionistas, praticadas no campo, quando das orientaçõestécnicas e agropecuárias aos agricultores familiares, assistidospela empresa em 181 municípios, dos 184 existentes.

 

Dentre as açõesextensionistas, com vistas à preservação do do Meio Ambiente,abrangendo recursos hídricos, flora e fauna, destacam-se as práticasconservacionistas, recomendadas, no dia-a-dia, no campo. Osextensionistas, numa troca de saberes (técnicos e agricultores),sensibiliza-os a não poluírem os mananciais d’água (açudes,riachos, rios, lagoas etc.), lavando animais, tambores com resíduosde agrotóxicos, jogando sacos plásticos usados, lixo de qualquerespécie, afora fazer o desmatamento das matas ciliares.

 Quando do preparo dosolo, os extensionistas orientam os agricultores, para que plantem,obedecendo às curvas- de- nível, ou seja, no sentido horizontal dos terrenos íngremes. Ainda para a conservação dos solos, difundeo método de Guimarães Duque, isto é, a captação “in situ”,uma alternativa de convivência da agricultura familiar com osemi-árido nordestino; o plantio direto e a adubação verde. Acaptação “in situ” controla a erosão, oferece maiordisponibilidade de água para as plantas, aumentando a resistênciaaos veranicos; baixo custo de implantação; baixo custo demanutenção dos sulcos e camalhões e favorecimento da recarga dolençol de água.

Em se tratando doplantio direto, este se diferencia dos outros processos de semeadura,pela menor intensidade de mobilização do solo e pela redução dofluxo de máquinas no terreno. É realizado, tanto no cultivo delavouras, quanto nas perenes. Dentre as vantagens, citem-se amobilização do solo apenas na linha de plantio; envolve a rotaçãode culturas; mantém o solo coberto; maior infiltração de água nosolo; maior retenção de umidade, melhora a fertilidade do solo e dásustentabilidade à atividade agrícola.

 

O método de adubaçãoverde enriquece o solo com matéria orgânica e elemento mineral.Consiste na incorporação ao solo de massa verde, produzida porplantas cultivadas, ricas em nutrientes, objetivando melhorar ascondições físicas, químicas e biológicas do solo, com vistas aoaumento da sua fertilidade. As vantagens mais destacadas são:retenção da umidade do solo; melhoria da fertilidade do solo;descompacta , estrutura e areja o solo.

 

A  Ematerce orienta osagricultores a não exagerarem no uso de agrotóxicos nas lavouras.Os defensivos agrícolas devem ser comprados, sob a recomendação deagrônomos, da Ematerce ou não. Ao pulverizar suas roças, osagricultores devem aplicar os venenos a favor do vento, para que olíquido não caia em suas peles. Orientam a não soprarem o bico dopulverizador, quando de seu entupimento. Não pulverizar, usandobermudas, camisas com mangas curtas e, de preferência, de manhãcedo.

 Dia Mundial do MeioAmbiente

 Neste5 de junho, dia do Meio Ambiente, é importante lembrarmos algunsdados que refletem a difícil situação mundial em relação ao usodos 2,5% de água doce disponíveis no planeta. Segundo relatório daUnesco, órgão da ONU para a educação e responsável pelo ProgramaMundial de Avaliação Hídrica, mais de um sexto da populaçãomundial, ou o equivalente a 1,1 bilhão de pessoas, não tem acessoao fornecimento de água doce.

Dosexíguos 2,5% de água doce existentes no mundo, porém, apenas 0,4%estão disponíveis em rios, lagos e aqüíferos subterrâneos – aTerra possui cerca de 1,39 bilhões de km 3 de água, distribuídosem mares, lagos, rios aqüíferos, gelo, neve e vapor. A situaçãotende a piorar, com o desmatamento, a poluição ambiental e asalterações climáticas dela decorrente: estima-se que seráreduzido em um terço o total de água doce disponível no mundo.Enquanto isso, ações que poderiam reduzir o desperdício desselíquido cada vez mais raro e, portanto, precioso, demoram a sertomadas pelas diferentes esferas governamentais.

 Sabe-seque o maior consumo de água doce é na agricultura, responsável por69% do uso, e que as grandes metrópoles têm edificações comsistemas hidrossanitários (bacias e válvulas sanitárias,torneiras, chuveiros, entre outros) gastadores.

 Açõesglobais e estruturais, como a irrigação por gotejamento, em vez dausual por aspersão, e o incentivo à implantação de programas deuso racional da água economizariam milhões de metros cúbicos,evitando assim a necessidade de novos reservatórios de água, carose que prejudicam o meio ambiente, ao derrubar matas ciliares com oalagamento.

 Asmedidas de incentivo à troca de equipamentos gastadores por outros,economizadores – como bacias e válvulas que consomem 6 litros poracionamento, em vez dos 12 ou até mais de 20 litros por acionamentoconsumidos pelos equipamentos defasados, a instalação de arejadorese restritores de vazão em torneiras e chuveiros, entre outros, sãoinstrumentos bem-sucedidos de diminuição do consumo.

 Acriação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovidopela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratarassuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido comoconferência das Nações Unidas.

 A conferência reuniu 113 países,além de 250 organizações não governamentais, onde a pautaprincipal abordava a degradação que o homem tem causado ao meioambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidadebiológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Nessa reunião, criaram-se váriosdocumentos relacionados às questões ambientais, bem como um planopara traçar as ações da humanidade e dos governantes diante doproblema.

 A importância da data é devido àsdiscussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água;desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável aoconsumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição dasespécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentreoutros.

 A partir de 1974, o Brasil iniciouum trabalho de preservação ambiental, através da secretariaespecial do meio ambiente, para levar à população informaçõesacerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

 Mas em face da vida moderna, osprejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos édescartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico,latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando adestruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

 A política de reaproveitamento dolixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não hácoleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos delixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquerforma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminaçãodos lençóis subterrâneos de água.

 É importante que a população sejaconscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente,assim como de políticas que revertam tal situação.

 E cada um pode cumprir com o seupapel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtosdescartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada umfizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futurasviverão sem riscos.

 

Por Jussara de Barros
Graduada emPedagogia
Equipe Brasil Escola

Obs. Histórico sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente extraído da Internet.

 

==============================================================================

 Assessoria de Comunicação e Ouvidoria

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872