EMATERCE CAPACITA EXTENSIONISTAS EM METODOLOGIAS PARTICIPATIVAS DE ATER

30 de novembro de 2009 - 03:00

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

 

AEMATERCE está efetuando a capacitação de seus extensionistas emmetodologias participativas, já que o modelo difusionistatradicional da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) públicaestá sendo altamente questionado, em face da ineficiência dosresultados alcançados.

 

Trabalhoscientíficos mostram que, até hoje, o desenvolvimento ruralsustentável do Nordeste não aconteceu pelo fato de os agricultoresjamais terem sido protagonistas do processo, sendo vítimas dospacotes tecnológicos inadequados à realidade da agriculturafamiliar.

 

Em2003, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através dasua Secretaria da Agricultura Familiar-SAF, sistematizou asreivindicações dos agricultores familiares e profissionais daExtensão Rural, apresentadas em seminários estaduais e nacionais,elaborando a Politica Nacional de Assistência Técnica eExtensão(Pnater).

 

 Segundoo articulador da Rede Temática Metodologias Participativas de Ater,no âmbito da Ematerce, Engº Agrº José Roberto Vieira, essapolítica define a missão dos serviços de Ater, opúblico-beneficiário, a metodologia para a ação extensionista aosagricultores familiares e um novo paradigma tecnológico de produção,assentado nos princípios científicos da agroecologia.

 Comopreconiza a Pnater, a bíblia da Ater pública, em todo o Brasil, aassistência técnica e extensão rural (Ater) tem como público-alvoos agricultores familiares e não mais os empresários rurais.

 DestacouRibeiro que, com os empresários rurais, o foco da Ater era ensinartecnologias, para aumentar a produção e a produtividade daagropecuária. A ênfase era “falar para” o agricultor. Com osagricultores familiares, a ênfase é “falar com” o agricultor,construindo com eles sistemas de produção, adequados à suarealidade, promovendo a melhoria de sua qualidade de vida. Para isso,necessita a Ater pública contar com extensionistas experientes ecomprometidos com os agricultores familiares, dando, de uma vez portodas, um sonoro não ao paternalismo e assistencialismo, quedeseducam e viciam.

 ACAPACITAÇÃO

 Ascapacitações em metodologias participativas estão sendoefetuadas, com todas as equipes regionais e locais da Ematerce, comfoco na elaboração dos Planos de Ação das Comunidades-PAC.

 Noseventos, são debatidos os conceitos e princípios das metodologiasparticipativas, a teoria do conhecimento de Jean Piaget, o processoeducativo, perfil do novo extensionista e abordagem participativa emAter.

 Oponto forte da nova ação da Ematerce é a implantação doatendimento sistematizado às comunidades rurais, por meio daimplantação de um calendário fixo de atendimento às comunidadesrurais, permitindo que o extensionista desfrute de uma realconvivência com os agricultores familiares, com tempo para debaterseus problemas e a busca conjunta de soluções.

 Asferramentas do diagnóstico rural participativo-DRP(árvore deproblemas, painel de visualização, matriz de priorização deproblemas etc.) estão sendo estudadas de maneira acurada, durante ascapacitações, com trabalhos de equipes e dramatizações. Ascapacitações estão tendo, como facilitador, o articulador estadualda rede temática de metodologias participativas.

 ==============================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872