EMATERCE ENGAJADA NA 2ª ETAPA NA CAMPANHA CONTRA AFTOSA

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { color: #0000ff } –>

A segunda etapa daCampanha da Vacinação Contra Febre Aftosa foi lançada ontem, 1º,pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, nafazenda Ateiras, em Aquiraz. Acompanhado do agropecuarista LourivalFeitosa, dos presidentes da Ematerce e Adagri (Agência de DefesaAgropecuária do Ceará), José Maria Pimenta e Edílson de Castro,respectivamente, e da superintendente federal do Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maria Luiza Rufino,Santana agradeceu o empenho de todos os envolvidos no propósito detirar o Ceará do “status” de zona de risco desconhecido parazona de risco médio em relação à febre aftosa, garantindo asanidade de todo o rebanho. “Essa é uma questão de saúdepública, inclusive”, enfatizou o secretário.

Desde 1997, a doençanão é mais registrada no Ceará, mas a condição de riscodesconhecido permanece. Nos próximos 30 dias, 2,3 milhões deanimais, entre bovinos e bubalinos, deverão ser vacinados contra aaftosa em todo o Estado, atingindo a meta de 100 por cento do rebanhoimunizado. Durante a primeira fase da campanha a cobertura vacinalchegou a mais de 80 por cento. Agora, a campanha ganha reforço com otrabalho de 76 técnicos, recentemente aprovados em concurso públicopara a Adagri. O titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário(SDA) parabenizou todos os envolvidos nessa empreitada, e afirmou:“gostaria de ressaltar, também, a parceria da Ematerce nestetrabalho, e de órgãos que cooperam na fiscalização, comoprefeituras municipais, CPRV (Companhia de Policiamento Rodoviário), Detran, Ministério Público e Sefaz”, disse.

Nesta segunda etapa devacinação, a SDA conta com uma ferramenta que mostra a realsituação do rebanho no Ceará quanto à imunização: o Sidagro.Trata-se de um sistema

de CadastroAgropecuário dos Estabelecimentos Rurais feito pela Adagri, queidentifica as reses vacinadas. Outro avanço na luta contra a aftosaserá o lançamento da Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica,até o final de outubro. A emissão da GTA informatizada diminuirá aexistência de prováveis erros na sua confecção. O secretárioCamilo Santana falou ainda que cerca de 5000 cópias do documento jáforam emitidos desde o início da campanha contra a aftosa deste ano,iniciada em abril, mostrando que o cerco contra a doença se fechacada vez mais.

Também em relação àsGTAs, o Secretário do Desenvolvimento Agrário informou que oGoverno do Estado encaminhará à Assembléia Legislativa projeto delei para votação, que prevê a isenção do pagamento da guia porparte do pequeno criador. Segundo ele, muitos se queixam de ter quepagar para transportar pequenas quantidades de animais, na maioriadas vezes um ou dois.

Após o lançamento dasegunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa,Camilo Santana vacinou algumas reses da Fazenda Ateiras e foirecepcionado com sua comitiva, com um almoço, na propriedade doagropecuarista Lourival Tavares.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista JoãoMaroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br