EMATERCE: MANDIOCULTURA EM DESTAQUE

30 de novembro de 2009 - 03:00

 Para o Assessor Técnico da Mandiocultura, no âmbito da Ematerce, Engº Agrº Antonio Raimundo dos Santos, a Mandiocultura vem merecendo a devida atenção no Ceará. Destacou que o município de Salitre é o maior produtor de mandioca do Estado, seguido dos municípios de Itapipoca (2º lugar) e Amontada (3º lugar).

 Informou, ainda, que a área total, plantada com essa cultura, foi de 195.618 hectares e a área colhida, em 2008, estimativa do IBGE, foi de 95.445 hectares com produtividade de 9.597 quilos por hectare. As variedades mais cultivadas de mandioca, pelos agricultores cearenses, são a Pretinha, a Trouxinha, a Sementinha, a Sementona e a Cariri.

 Salientou, ainda, que Salitre é o município do Ceará com maior número de casas de farinha semi-mecanizadas, em torno de 70, produzindo farinha de qualidade. Existe, também, em pleno funcionamento, uma miniagroindustria de fécula (goma). Adiantou que a Ematerce promove, constantemente, cursos sobre tecnologia de produção e processamento de mandioca, sendo os recursos financeiros, oriundos do convênio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Agropolos e Ematerce.

 A cultura da mandioca constitui a base da economia dos agricultores familiares das regiões litorânea, Chapada do Araripe e parte da Chapada da Ibiapaba. Ainda que haja uma intensificação da exploração de culturas permanentes, na zona mandioqueira, a cultura da mandioca persiste por ser responsável pela ocupação da maior parcela da força de trabalho das famílias rurais, além de ser a base alimentar dessas famílias e seus animais.

MANDIOCA NA ALIMENTAÇÃO

 Disse mais que 85% da produção de mandioca do Ceará é transformada em farinha, sendo totalmente destinada à alimentação humana, principalmente para a população de menor poder aquisitivo. Explicou ser a farinha processada em pequenas unidades fabris, as chamadas casas de farinha, situadas nas próprias propriedades. Os equipamentos são primitivos, com exceção dos motores a explosão e elétrico, e a energia elétrica, monofásica, está bastante difundida no interior cearense.

 Os extensionistas elaboram, também, projetos sobre produtos culinários à base de mandioca, (broa, bolo, peta, tapioca, beiju ), para donas de casa (produtoras rurais), pertencentes à Associação dos Produtores de Mandioca. Essa iniciativa – salientou – ajuda a aumentar a renda familiar com a venda desses produtos na cidade e nas circunvizinhanças.

 =========================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872