EMATERCE: METODOLOGIA PARTICIPATIVA É DISCUTIDA

30 de novembro de 2009 - 03:00

A Ematerce realizou, nos períodos de 18 a 19 e 23 a 24 de junho último, nas cidades de Itapipoca e Madalena, respectivamente, intercâmbios técnicos de metodologia participativa com extensionistas e agricultores familiares das duas cidades. O evento fez parte parte do convênio 037 com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e teve como facilitadores os técnicos José Roberto Vieira e José Diógenes Pessoa, ambos da Ematerce.

Os eventos objetivaram fortalecer a inserção de metodologias participativas no processo de desenvolvimento rural sustentável,contribuir para a qualificação  dos profissionais de ATER e atores sociais em metodologias participativas,interiorizar ações em metodologias participativas e promover a comunicação  e a troca de saberes em metodologias participativas  com extensionistas e parceiros.

Na oportunidade, foram promovidas amplas discussões sobre metodologias participativas enfocando ítens como redes temáticas, integração de redes temáticas, Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), organização comunitária, sustentabilidade agroecológica, níveis de participação e assistência técnica e extensão rural como processo educativo e de inclusão social, dentre outros, além da experiência do Projeto Dom Hélder com agricultores familiares. Os participantes fizeram ainda visita à localidade de Pirangi, onde conheceram uma comunidade organizada e um assentamento federal.

Também foi alvo de discussões com os participantes a assistência prestada por ONG’s ligadas ao setor de agricultura no que se refere à qualidade, continuidade e assiduidade destas ações. O técnico da Ematerce, José Roberto Vieira, enfatiza a importância de eventos dessa natureza,  “quando os agricultores familiares têm a oportunidade de descrever experiências coletivas de sucesso, entraves e alternativas encontradas para a melhoria do seu trabalho e consequente melhoria de renda e qualidade de vida”, diz.

Para o mês de agosto próximo, o convênio entre Ematerce e MDA prevê a realização de quatro oficinas de metodologia participativa com 25 agricultores familiares cada uma, com duração de três dias. Estas oficinas debaterão as principais políticas públicas com realização de trabalhos em grupo além de discussão teórica e prática do Diagnóstico Rural Participativo (DRP).

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

Jornalista joão Maroto; joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

 

FONE 85.3217.7872