Ematerce no 5º Fórum Cearense de Ouvidorias do Sus

30 de novembro de 2009 - 03:00

Encerrou-se, na quinta-feira, 10, no Magna Praia Hotel, em Fortaleza, o V Encontro do Fórum Cearense de Ouvidorias do SUS  “Ouvidorias Públicas como Instrumento de Gestão”. A Ematerce esteve representada, nesse evento, pelo Assessor de Comunicação e Ouvidor,  Jornalista Antonio José de Oliveira, a convite da Secretaria da Controladoria e Ouvidoria do Ceará, por intermédio da Célula de Gestão da Rede de Ouvidorias. Os trabalhos iniciaram-se com a palestra da Coordenadora  Geral de Pesquisa e Processamento de Demandas/Ouvidorias Geral do Sus, Maria Augusta Assirati, que abordou o tema Ouvidoria como Instrumento de Gestão.

Em seguida, a Ouvidora Geral de  Estado do Pernambuco, Karla Júlia Marcelino, fez uma explanação, enfocando as Barreiras na Implantação de Ouvidorias, dentre as quais: o desconhecimento da importância de uma Ouvidoria, tanto na administração pública, quanto na iniciativa privada, verdadeiro instrumento de comunicação entre governantes e o cidadão, quando de reclamações, denúncias de corrupção e a má prestação dos serviços públicos nas esferas federal, estadual e municipal.

Falou, ainda, sobre o perfil do Ouvidor, que precisa gostar do que faz; ser ético e transparente; possuir ótimo nível de cultura; estar sempre atualizado com o que se passa no mundo; ser prestativo; saber ouvir, com atenção e humildade, o cidadão; mostrar-se sempre criativo e jamais dar motivos, para que o cidadão perca a  credibilidade nas ouvidorias. Após a palestra, foi aplaudida de pé, recebendo elogios de quantos estavam presentes pelo conteúdo do assunto, pela metodologia da explanação, pela linguagem acessível e a excelente dicção.

Na manhã de quinta-feira, a programação constou, também, de uma palestra sobre Psicomotricidade Relacional, ministrada por Isabel Bellaguarda e José Leopoldo Vieira, que merceram, também, elogios dos promotores do evento e de todos os presentes. Representando a Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, Carmen Pinto e Sandra Gomes. No final, houve almoço de confraternização.

=============================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira

Fone 85.3217.7872