EMATERCE ORIENTA ASSENTADOS SOBRE ARMAZENAGEM EM SILOS

30 de novembro de 2009 - 03:00

Treze famílias reassentadas na Fazenda Lindeza, no município de Jaguaretama, estão recebendo orientações da Ematerce sobre o armazenamento de forragem verde em silos de superfície. As famílias assistidas são compostas de agricultores familiares provenientes de área desapropriada para a construção do Açude Castanhão, concluída em 2003. Já foram utilizados na ensilagem – termo técnico que designa a armazenagem em silos – , 60 toneladas de forragem. A expectativa é de que sejam acumuladas 100 toneladas.

Da área total da propriedade –  cerca de 533 hectares – , 14 deles são utilizados pelos agricultores familiares assentados para o plantio de cajueiro-anão precoce, seis hectares de milho, 10 de feijão e 10 de cana-da-índia com sorgo forrageiro. O plantio do cajueiro-anão, implantado em 2008, vem sendo desenvolvido de forma coletiva, enquanto o plantio das outras culturas é feito individualmente. Também na área de cultivo do cajueiro-anão, os agricultores realizam o plantio de milho, feijão, sorgo e cana-da-índia de forma intercalada. Os assentados mantêm ainda, de forma individual, a criação de um rebanho de 100 cabeças de bovinos e 135 ovinos.

Com o incentivo e apoio técnico da Ematerce, o armazenamento em silos já alcança as 60 toneladas de forragem, distribuídas em quatro silos com capacidade para 15 toneladas cada um. Espera-se que o acúmulo chegue as 100 toneladas em 2009 com a ensilagem de mais quatro silos de 10 toneladas cada. Todas as culturas plantadas são de sequeiro. A cana-da-índia e o sorgo forrageiro, por ocasião da rebrota, permitirão mais um corte aos agricultores.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA
Jornalista João Maroto – joaomaroto@ematerce.ce.gov.br
Fone: 85.3217.7872