EMATERCE: PRESIDENTE E DIRETOR TÉCNICO PARTICIPAM DO ENCONTRO DE GESTORES DE ATER

30 de novembro de 2009 - 03:00

Desde 22 último, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, acompanhado do diretor técnico Walmir Severo Magalhães, participa do Fórum de Gestores de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O evento, realizado pela Asbraer, em parceria com o MDA, reúne nos dias 22 e 23 de junho, no Hotel Nacional, em Brasília, dirigentes de 26 estados além de representantes do Mistério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Academia Brasileira de Extensão Rural (Aber).

Segundo a assessora de comunicação da Asbraer, Maisa, durante a abertura, o diretor do Dater/MDA, Argileu Silva, destacou ser este o momento de consolidar o trabalho das empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), criando ferramentas, como os Fóruns realizados pela Asbraer.

 Acrescentou, em sua informação, que o presidente da Aber, Hur Ben Corrêa da Silva, falou sobre a importância do serviço de ATER no combate á fome. Segundo ele, a ATER é tão importante quanto a saúde e a educação, e, muitas vezes, são os agentes de extensão rural que levam estas políticas públicas aos agricultores familiares.

 Informou, ainda, Maisa que, no decorrer do seu pronunciamento o presidente da Asbraer, José Silva, falou sobre os últimos avanços da Extensão Rural e ressaltou a importância de se estruturar o DATER/MDA, que hoje conta apenas com funcionários cedidos por outros órgãos e que corre o risco de desaparecer em 2011. “A sustentabilidade do Dater é um ponto estratégico para o serviço de Extensão Rural, e por isso, é importante que ele se consolide” destacou o presidente.

 No primeiro dia do encontro, 22/06, os participantes do Fórum debateram o Plano de Aceleração do Crescimento da Extensão Rural (PAC Ater), a Lei Geral de Ater, o Pronaf Sistêmico e o programa Mais Alimentos. Acontece também o lançamento da publicação da Embrapa Milho e Sogro “Cultura do Milho” e a apresentação do documento “Excelência em ATER”.

 Nesta terça-feira, 23, acontece a agenda conjunta com o MDA, para discutir a operacionalidade do Pronaf Sistêmico, a criação da Lei Geral de ATER e as normas operacionais da medida provisória sobre Alimentação Escolar.

==============================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872