EMATERCE REALIZA CURSO PARA FABRICAÇÃO DE DERIVADOS DO LEITE

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará ( EMATERCE ), escritório do Crato, em parceria com a Faculdade de Tecnologia ( FATEC ), realizou curso de boas praticas de fabricação de produtos derivados do leite na mini usina de pasteurização, localizada no Sitio Malhada, distante dez quilômetros do centro do Crato.

O curso foi ministrado por técnicos da empresa e teve a coordenação da gerente local, Elcileide Nogueira. Com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário ( MDA ), foi ensinado como se fabrica queijo de coalho nos sabores de orégano e azeitona com o aproveitamento do soro no fabrico da ricota, que é um produto recomendável, no regime alimentar, por conter pouco teor de gordura, além do queijo minas frescal.

O curso também ensinou a fabricação de iogurte nos sabores de mel, ameixa e morango. Doce de leite cremoso e manteiga da terra. Os produtos estão sendo fabricados e inclusos no cardápio da merenda escolar dos municípios de Crato e Barbalha, afora o Programa de Proteção Alimentar do Governo Federal, operacionalizado no Cariri pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). O programa da merenda escolar de Barbalha está comprando quatrocentos litros de leite pasteurizado, diariamente, e para o Crato são fornecidos por dia mil litros do produto, alem de doce, iogurtes e queijos.

Durante as aulas, foram ensinados também os critérios de higienização, embalagem, processamento, rotulagem, acondicionamento e como transportar os produtos em ambiente de refrigeração. A gerente do escritório/Crato, da EMATERCE, Elcileide Nogueira disse que o curso foi um sucesso que culminou com a degustação no dia doze de julho, domingo passado, por ocasião da abertura da EXPOCRATO, que contou com a presença do Governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes, secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado Camilo Santana, prefeito municipal do Crato, Samuel Alencar Araripe, e demais autoridades no estande da EMATERCE onde os produtos estão expostos.

A miniusina de pasteurização de leite do Sitio Malhada funciona em sistema de uma cooperativa agroindustrial que foi inaugurada no dia oito de dezembro do ano passado. Os equipamentos foram adquiridos com recursos do projeto São José no valor de noventa e três mil reais.

O projeto emprega vinte e uma famílias e o leite p rocessado ( mil e oitocentos litros/dia ) advém da produção de rebanhos bovinos de propriedade dos associados. Em breve, segundo a gerente do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, a cooperativa estará adquirindo leite de pequenos produtores da agricultura familiar.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br