EMATERCE REÚNE GERENTES DA REGIÃO JAGUARIBANA

Gerentes regionais e locais do Baixo e Médio Jaguaribe e Litoral Leste estiveram reunidos nos dias 2 e 3 de junho últimos, em Limoeiro do Norte, para discutirem as atividades técnicas de extensão rural desenvolvidas na região. O encontro, promovido trimestralmente pela diretoria executiva da Ematerce, foi pautado por assuntos como crédito rural, convênios com o Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, demandas das assessorias regionais, campanha contra a febre aftosa, Programa Biodiesel e exposição de redes temáticas por articuladores da entidade.

Questões administrativas, como dados financeiros, realidades gerenciais de cada município e solução de problemas no âmbito da extensão rural também foram discutidas. Ao todo, participaram três gerentes regionais e 10 locais. O evento serviu ainda para que fossem treinados 26 disseminadores no “software” SPP- Web (Sistema de Programas e Projetos). A ferramenta, criada pela Gerência de Planejamento e Núcleo de Informática da Ematerce, visa sincronizar as atividades desenvolvidas por agentes rurais e seu efetivo lançamento quase em tempo real. A inserção dessas informações será feita diariamente.

CAMPO “INFORMATIZADO”

Com o advento do SPP-Web, até o dia 30 deste mês, todo o banco de dados relacionado às ações de extensão rural, nos municípios onde a Ematerce está presente, será atualizado. Desde o dia 21 de maio passado, quando o treinamento no novo “software” começou a ser ministrado, na região do Cariri, o sistema passou a ser alimentado com dados reais.

O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, ressalta a importância destes encontros como uma forma de avaliar os trabalhos no campo e, se necessário, redirecionar as ações, previstas na estratégia de planejamento, para que as metas sejam alcançadas satisfatoriamente. “O SPP-Web facilitará esse acompanhamento”, assegura Pimenta. Walmir Severo Magalhães, diretor técnico da empresa, destacou a importância do envolvimento de todos os agentes e suas gerências em buscar o aprimoramento cada vez maior de seus trabalhos, “a prática da extensão rural pela Emater do Ceará é exemplo a ser seguido por todo o Brasil”.

AGROECOLOGIA

Dentre os assuntos discutidos pelas redes temáticas, a Agroecologia ganhou destaque pelo que representa hoje em termos de preocupação com o meio ambiente e sua incursão no meio rural. A intenção é criar uma aproximação entre os processos produtivos e as dinâmicas ambientais.

A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) objetiva, em sua política de convivência com o agricultor familiar, dinamizar esse pensamento, uma vez que urge a necessidade de uma transição entre a agricultura convencional e um cultivo também voltado para o processo ambiental. Neste sentido, a Ematerce e o MDA desenvolvem trabalhos na perspectiva dessa mudança.

Estas ações, presentes no convênio 037/2007, celebrado entre os dois órgãos, prevêem a formação de técnicos; intercâmbios dentro e fora do Ceará (Paraíba e Pernambuco já possuem experiências nesse sentido); e dias especiais, para divulgar alguma prática que já venha sendo desenvolvida ainda que de forma incipiente. “A interação técnico-agricultor é de fundamental importância, para que se construa esse novo conhecimento, visando à elaboração desta política”, diz Maria José de Freitas, extensionista e articuladora das ações de Agroecologia da Ematerce.

No Médio Jaguaribe, mais precisamente em Iracema, com o apoio do escritório local de Alto Santo, há cerca de dois anos, um trabalho conjunto, entre Ematerce, Secretaria de Educação e Conselho Municipal de Meio Ambiente, busca conscientizar alunos da rede pública e agricultores interessados para o binômio “Agricultura X Meio Ambiente”. São realizadas palestras e visitas “in loco” a áreas degradadas por queimadas, por exemplo, com vistas a despertar para essa nova política agroecológica. O município de Iracema foi certificado pelo Programa Selo Município Verde por suas iniciativas de gestão na área ambiental.

HOMENAGEM

A reunião de Limoeiro do Norte foi marcada ainda por um minuto de silêncio em homenagem a pessoa do Engenheiro Agrônomo Luiz Augusto Bezerra, técnico da Ematerce, há 27 anos, falecido no dia 2/6/2009. O diretor financeiro da empresa, Eduardo Aragão, enfatizou a atuação profissional de Luiz Augusto e seu trabalho no Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará. O deputado Hermínio Rezende, em seu discurso na Câmara, leu nota de pesar pelo falecimento do profissional.

===============================================================ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista João Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872