EMATERCE REÚNE GERENTES REGIONAIS E LOCAIS PARA AVALIAÇÃO DA CAJUCULTURA

Dezoito gerentes regionais e 40 gerentes de escritórios locais da Ematerce, espalhados por todo o Ceará,  reúnem-se, hoje, 13, no Centro de Ensino e Treinamento em Extensão (Cetrex), em Caucaia, para avaliar as estratégias de assistência técnica, no âmbito da cajucultura, no período compreendido entre 2007 e 2009. Participam do encontro,  o Diretor Administrativo da Ematerce, Eduardo Aragão, e o Diretor Técnico em exercício, Cláudio Matoso,.além de Itamar Lemos e José Paes, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), também responsáveis pela cultura do caju no Estado do Ceará. A direção dos trabalhos é do coordenador estadual de cajucultura, da Ematerce, engenheiro agrônomo Egberto Targino.

Segundo Targino, a intenção de reunir todos os gerentes da empresa é fazer uma avaliação do trabalho desenvolvido, com o plantio da fruta, e corrigir erros que foram detectados nestes três anos. Temas, como programa de distribuição de mudas, substituição de copas, tecnologia mínima e agroindústria de base familiar fazem parte da pauta de discussões. “Neste encontro, queremos debater todas as questões, ligadas à cultura no nosso Estado”, frisa. Participam também da reunião, com explanação de trabalhos, realizados com o caju, empresas, como a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Agrotech, esta última ligada à produção de máquinas para processamento da fruta.

O Ceará possui posição privilegiada no cultivo da fruta. Em todo o Estado, o plantio ocupa uma área de 400 mil hectares. Deste total, 55 mil hectares são cultivados com a espécie cajueiro-anão precoce, que possui produtividade-média de 600kg/ha. Os 345 mil hectares restantes são ocupados por unidades do cajueiro-gigante, cuja produtividade-média é  inferior à do cajueiro-anãol precoce, sendo a colheita de aproximadamente 250kg/ha.

===============================================================================

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA