EMATERCE: SEMPRE É ATRAÇÃO NO GOVERNO NA MINHA CIDADE

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

Prestigiando o evento GOVERNO NA MINHA CIDADE, aEmaterce marcou presença, sábado, 10/10/09, na cidade de Trairi.No decorrer do dia, agricultores familiares,num espaço a elesreservados, expuseram e venderam gêneros alimentícios, produzidosem suas propriedades, como beneficiários da denominada AgriculturaFamiliar.

Paralelamente, o escritório local da Ematerce, deParaipaba, que presta, também, assistência técnica agropecuária egerencial aos agricultores de Trairi, ministrou cursos sobre assuntosagrícolas, contando com a participação de 30 produtores rurais. AEmaterce fez-se presente, ainda, com seu escritório móvel (Vanadaptada), onde recebeu a visita de agricultores, autoridades edemais visitantes. Na oportunidade, exibiu vídeos com assuntos daagropecuária, projetados num telão.

No escritório móvel, extensionistas ficaram deplantão a fim de esclarecerem os visitantes, que sobre as ações daEmaterce, no campo, sobretudo naquela região. No escritório móvel,os visitantes consultaram e levaram várias publicações, deconteúdo técnico, enfocando as culturas orientadas pela empresa.

Presentes, também, no Governo Itinerante,extensionistas da área de abrangência dos escritórios regionalMeio-Norte e local de Paraipaba, gerenciados pelo Engº Agrº AntonioJosé Praciano Sampaio, (região Meio-Norte) e pela MédicaVeterinária Vera Lúcia de Oliveira Andrade e o técnico JoséMoreira Teixeira. Do escritório estadual, compareceu o assessor decomunicação e ouvidor, jornalista Antonio José de Oliveira.

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

ARTECAN: EXEMPLO DEASSOCIAÇÃO

O presidente daEmaterce, José Maria Pimenta, acompanhado do assessor de comunicaçãoe ouvidor, Antonio José de Oliveira, e do gerente regionalMeio-Norte, Antonio José Praciano, visitou, no último dia 10, nodistrito de Canaan, município de Trairi, a nova sede da Associaçãodas Artesãs e Agricultores de Canaan( Artecan). Presentes, ainda, osecretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário doCeará, Antonio Amorim, dentre outras autoridades.

Para o presidente daArtecan, Francisco Antonio da Silva, a entidade objetiva a produçãode peças diversas do vestuário, artigos de cama e mesa e acessóriospessoais variados, onde são aplicados trabalhos de renda de bilro,além da produção de alimentos diversos. Visa, ainda, aprimorar oprocesso de organização da produção solidária e comercializaçãodesses produtos, até então, realizadas por meio de iniciativasindividuais. Frisou que se procura, também, aprimorar o ricoconhecimento tradicional, nessas áreas, e difundi-lo a outrosinteressados.

Destacando as açõesda Artecan, informou que, dentre os alimentos, fazem-se doces apartir de frutas locais, como goiaba, caju, banana, manga; receitas àbase do leite de coco (peixes, carnes, galinhas, farofas, feijão,arroz, cuscus, cambica de batata, bolo de goma, rapadura de coco) emel de cana e de caju. A artecan procura, ainda resgatar asatividades das casas de farinha e dos engenhos de rapadura, agregandovalor às matérias-primas e transformando-as em alimentos duradourospara melhor e rendosa comercialização. Com suas iniciativas, aArtecan busca proporcionar, além da integração da comunidade,melhores condições de vida das famílias ali residentes.

ARTE E PROFISSÃO

Em síntese, pode-seafirmar que fazer renda é uma arte e profissão. As mulheres,conforme a reportagem da Folha Online presenciou, dedicam-se, decorpo e alma, a este ofício e gostam do que fazem, transferindo seusconhecimentos de renda de bilro de geração a geração. Com seustrabalhos diários, afora os afazeres domésticos, ajudam a sustentara família, com o dinheiro ganho na comercialização das peças derenda e de outros artefatos. O interessante é que elas não sevestem com as rendas que fazem é o que se pode constatar ao entrarna sede da Artecan e vê-las produzindo maravilhas com mentescriativas e mãos ágeis no troca-troca dos bilros.

======================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃOE OUVIDOR