FAMÍLIA EMATERCIANA PRESTA HOMENAGEM A EX- DIRIGENTES

30 de novembro de 2009 - 03:00

Em solenidade, no gabinete da presidência da Ematerce, com a presença de dirigentes e empregados do escritório estadual, foi prestada carinhosa homenagem ao Engº Agrº José Maria Pimenta Lima e ao Engº Agrº Eduardo Aragão, ambos fazendo as despedidas dos cargos de presidente e diretor administrativo e financeiro da empresa.

 Pimenta recebeu das mãos do novo presidente da Ematerce, Engº Agrº Itamar Teixeira, em nome dos servidores, uma placa de honra, como reconhecimento e agradecimento à sua relevante gestão. Em sua fala, Teixeira disse que dará continuidade aos trabalhos, tão bem conduzidos e executados pelo ex- presidente Pimenta e pelo ex-diretor administrativo e financeiro Aragão, que souberam conquistar, como homens abertos ao diálogo, extensionistas e agricultores. Agradeceu sua nomeação, para presidente da Ematerce, aos secretários Camilo e Antonio Amorim.

Presentes à solenidade de despedidas, dentre outras autoridades, os secretários da SDA, Camilo Santana, e Antonio Amorim, recém-nomeado titular da pasta do Desenvolvimento Agrário do Ceará (DAS); Wilson Brandão, secretário executivo da SDA; o presidente da Adagri, Edilson Castro, e diretores; presidente do Idace, Francisco Bessa e  diretores; Itamar Marques, coordenador de Agricultura da SDA; Dr. Marilson, diretor-presidente da Embase, empresa responsável pelo Seguro dos empregados de várias empresas de Extensão Rural no Brasil; extensionistas do escritório estadual da Ematerce e da SDA, IDACE E ADAGRI.

Em seguida, o mestre- de- cerimônias, o assessor de comunicação e Ouvidor da Ematerce, jornalista Antonio José de Oliveira, convidou o diretor-técnico da empresa, Engº Agrº Walmir Severo Magalhães, para saudar Pimenta e Aragão em nome dos servidores da Ematerce.  Magalhães enalteceu a administração e as pessoas dos homenageados, como profissionais competentes, transparentes, éticos e que souberam honrar o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará, dando o melhor de si, trabalhando em prol da melhoria de vida dos agricultores (as) familiares. Desejou, em seguida, a ambos sucessos em suas novas missões e que a casa continua sendo deles e que saíam deixando saudades. Ressaltou, por último, as pessoas dos secretários Camilo e Amorim, responsáveis pela ótima condução das ações das vinculadas Ematerce, Idace, Adagri e Ceasa.

AGRADECIMENTOS DOS HOMENAGEADOS

O ex-presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, emocionado, pela plac a que lhe foi entregue, em nome dos empregados da empresa, pelo novo presidente da Ematerce, Engº  Agrº Itamar Teixeira, disse da enorme satisfação em ter, durante a gestão do governador Cid Gomes, com apoio do secretário Camilo Santana, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), dirigido a Ematerce, braço direito do Governo Estadual no campo, na prestação de assistência técnica agropecuária e gerencial aos agricultores(as), sobretudo de base familiar.

Pimenta enfatizou as ações extensionistas, atualmente, desenvolvidas, no meio rural, que estão contribuindo para elevar o padrão de vida das famílias rurais, assistidas pela extensão rural do Ceará, evitando parte do êxodo rural. Destacou a amizade que fez, durante sua gestão, com todos os extensionistas, profissionais capacitados, dedicados ao trabalho e que não medem esforços, para consolidar a imagem da empresa que completou, em fevereiro último, 56 anos de criação, uma prova legítima de sua eficiente atuação em benefício do desenvolvimento sustentável do setor agropecuário cearense e dos (as) que cultivam a terra e tiram dela o seu sustento e ainda vendem o excedente de sua produção para consumo humano e animal. Depois, elogiou a atuação marcante dos secretários Camilo Santana e Antonio Amorim, ambos  amigos e que impulsionam o setor agrícola estadual. Fez referências elogiosas, ainda, ao novo presidente da empresa, Itamar Teixeira, ao diretor técnico Walmir Magalhães, que os assessoram tão bem na sua gestão. As palavras finais foram de agradecimento à família ematerciana de quem se despedia, levando saudades pela salutar convivência e lições de vida que com ela aprendeu.

Com a palavra, o ex-diretor administrativo e financeiro, Eduardo Aragão, elogiou os abnegados colegas- extensionistas, tanto pelos trabalhos no campo e dos lotados no escritório estadual. Destacou, também, o seu amor à Extensão Rural e agradeceu a todos o apoio que recebeu dos colegas de diretoria nas pessoas do ex-presidente Pimenta e do diretor técnico Walmir Magalhães e Itamar Teixeira, agora presidente da empresa, uma escolha acertada do secretário Camilo Santana e do secretário Antonio Amorim, homens sérios, éticos, capacitados e que realizaram excelente administração à frente da SDA. Em seguida, colocou-se à disposição de todos, na Ceasa, na qualidade de diretor comercial, cuja posse ocorrerá no próximo dia seis.

ELOGIOS DOS SECRETÁRIOS CAMILO E AMORIM

Com a palavra, o secretário Camilo Santana referiu-se à maneira correta de como Pimenta e Aragão dirigiram a Ematerce e do denodado trabalho dos extensionistas no campo, buscando melhorar, com o repasse de novas tecnologias agropecuárias, suas condições de vida. Santana disse, também, do apoio do governador Cid Gomes ao setor agrícola do Estado, com vistas a seu desenvolvimento sustentável. Por último, almejou ao novo titular da pasta do Desenvolvimento Agrário, êxito em tudo o que realizar, bem como aos homenageados e que, naquela ocasião, despendiam-se de seus colaboradores.

Ao discursar, o secretário da SDA, Antonio Amorim, citou algumas das qualidades dos homenageados, seus amigos, como competência, honestidade, profissionalismo, e da excelente gestão deles à frente da Ematerce. Agradeceu ao secretário Camilo o apoio recebido, quando secretário adjunto da SDA, e a sua indicação para titular da SDA. Formulou  votos de sucessos em seus novos desafios, lembrando que prosseguiria as atividades, iniciadas pelo colega Camilo, homem público que, de maneira competente, dinamizou a agropecuária cearense.

 

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – Antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872