GOVERNO DO ESTADO MODERNIZA CASAS DE FARINHA

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } –>

 

Segundoo Engº Agrº Manuel Sousa Neto, lotado no escritórioda Ematerce, em São Gonçalo do Amarante-CE, essesempreendimentos serão inaugurados, no mês em curso, e,no próximo ano, já estarão processando a farinhaquebradinha nas localidades de Cágado, Escócio eAlagoinha, situadas em São Gonçalo do Amarante, SãoLuís do Curu e Umirim, respectivamente, vez que um produtor decada comunidade recebeu treinamento, no CETREX, na tecnologia a seradotada.

 

Ascomunidades rurais beneficiadas, há anos, sãotrabalhadas, nos aspectos da organização e da produção,pelo escritório de São Gonçalo do Amarante. Aorganização e número de produtores de mandiocaforam decisivos na localização dos citadosempreendimentos.

 

 

MANDIOCULTURA

 

 

Informouo técnico Sousa Neto que a mandioca sempre foi uma dasprincipais culturas de subsistência, explorada pelosagricultores de economia de base familiar do litoral cearense. Afarinha de mandioca, processada no sistema tradicional, vem perdendomercado e, conseqüentemente, lucratividade em relaçãoà quebradinha. Acrescentou que a farinha quebradinha supera afarinha tradicional em valor nutricional, higiênico, demanda epreço.

 

 

=====================================================================

 

Assessorde Comunicação e Ouvidor, Jornalista Antonio Joséde Oliveira

 

antoniojose@ematerce.ce.gov.br– Fone 85.3217.7872