GOVERNO LIBERA INVESTIMENTOS DE 7,9 MILHÕES EM PENAFORTE E ORÓS

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

 

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

 

Os municípios dePenaforte e Orós, situados nas regiões Sul e Centro-Sul do Ceará, respectivamente, receberam, nos dias 6 e 7 de abril último, a visitado Governo do Estado na Minha Cidade, iniciativa da administraçãoitinerante do governador Cid Gomes. Assinatura de convênios e ordensde serviço, para a realização de obras, marcaram a tônica davisita nos dois municípios. A Ematerce, em ambas as localidades,promoveu a Feira da Agricultura Familiar e instalou o EscritórioMóvel com vistas a atender a demanda de produtores locais.

 

Recursos da ordem de4,5 milhões de reais foram liberados pelo Governador do Estado,beneficiando municípios da Região Sul, nas áreas deinfraestrutura, cultura, esporte, saúde, educação, ciência etecnologia, através do Programa de Cooperação Federativa (PCF).Oriundo do tesouro estadual, o investimento beneficiará osmunicípios de Altaneira, Assaré, Missão Velha, Penaforte ePorteiras. Num debate sobre educação com secretários e aparticipação da população, Cid Gomes disse que não acredita emum grande salto para o Ceará que não prestigie a Educação.

 

Na principal rua dasede de Penaforte, 10 agricultores familiares do município edistritos próximos expuseram e comercializaram sua produção naFeira da Agricultura Familiar. Lá, hortigranjeiros, artesanato, mele queijo eram vendidos diretamente aos visitantes. O Governo doEstado, através de suas várias secretarias, instalou estandes comserviços, desde emissão de documentos à medição de pressãoarterial e glicemia, cortes de cabelo e orientações quanto à saúdebucal e sexual, dentre outros.

 

ORÓS

 

Em Orós, ontem, 7, ogoverno itinerante anunciou a liberação de 3,4 milhões parainvestimentos nos municípios de Acopiara, Baixio, Cariús, DeputadoIrapuan Pinheiro, Iguatu, Ipaumirim, Jaguaribe, Jucás, Milhã, Orós,Piquet Carneiro, Quixelô e Solonópole. Os recursos serão aplicadosem obras de desenvolvimento social, esporte, infraestrutura e saúde.

 

Também em Orós, comas presenças do secretário do Desenvolvimento Agrário, AntonioAmorim, do diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo e docoordenador da Agricultura Familiar na SDA, Itamar Marques, o gerentedo BNB, da agência de Iguatu, entregou 97 cheques, num valor-médiode 1.800 reais cada, a agricultores familiares, no Escritório Móvelda Ematerce, instalado na Praça da Cidadania. Os recursos,totalizando aproximadamente 175 mil reais, procedentes do Pronaf,objetivam atender às necessidades de investimento de comunidades deIcó, Orós e Cedro.

 

A Feira da AgriculturaFamiliar, em Orós, reuniu 15 agricultores que tiveram a oportunidadede mostrar e vender seus produtos, desde frutas, verduras, queijos emel, até o mais autêntico artesanato feito na região.

 

 

 

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

 

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

 

FONE: 85.3217.7872