INTERCÂMBIO TÉCNICO À REGIÃO DE BATURITÉ

30 de novembro de 2009 - 03:00

A Ematerce realiza, no período de 1º a  5 de dezembro de 2008, a 1ª Excursão/Intercâmbio Técnico à Região de Baturité das ações temáticas Produtos e Mercados Diferenciados e Apoio à Comercialização de Produtos e Serviços do Cooperativismo  da Agricultura Familiar, cujos articuladores são, respectivamente, os Engºs Agrºs Francisco Alves de Souza e Francisco Ademarzinho Ponte de Holanda.

Segundo Chico Alves, como é mais conhecido, a programação inicia-se pelo município de Baturité com a visita às comunidades de Choró e Açudinho, produtoras de hortaliças orgânicas e não-orgânicas.. Nessas comunidades, os excursionistas tomarão conhecimento  da colheita, produção, embalagem, formas de comercialização,  mercado, custo de produção, sistema de pagamento, formulação e uso de adubos e defensivos orgânicos, forma de organização na produção e comercialização, certificação de orgânicos, Mercado Produtor (Banana).

No município de Pacoti, será conhecida a experiência de pequenos agricultores, responsáveis pela produção de flores, sendo orientados pelos técnicos Alexandre e Ivan, inclusive na produção de banana orgânica. Em Itapiúna, será mostrada a experiência de agricultores com o projeto Mandala. Em Quixadá, o intercâmbio prossegue com a visita à feira livre de comercialização de animais e ao galpão de comercialização de produtos da agricultura familiar.

Na cidade de Quixadá, os excursionistas visitam a feira livre de comercialização de animais,  o galpão de comercialização de produtos da agricultura familiar em parceria com  MDA/SAF/PREFEITURA. Em Quixeramobim, a visita prende-se-á ao galpão de comercialização da agricultura familiar. Em Senador Pompeu, será feita uma visita à cooperativa da agricultura familiar. A excursão encerra-se, no município de Mombaça, com a visita à cooperativa de apicultores da agricultura familiar.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA
ASSESSOR E OUVIDOR ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA
antoniojose@ematerce.ce.gov.br – Fone 85.3217.7872