ITATIRA GANHA POSTO AVANÇADO DA EMATERCE

Convênio celebrado entre a Ematerce e Prefeitura de Itatira, durante a realização do I Seminário da Agricultura Familiar nos Sertões de Canindé, ontem, 09 de julho, marcou a inauguração do Posto Avançado da Ematerce em Lagoa Nova, distrito do município. À solenidade estavam presentes o presidente da empresa, José Maria Pimenta; seu diretor técnico, Walmir Severo; o prefeito de Itatira, José Ferreira Mateus; a secretária de agricultura do município, Cláudia Guerra; Bartolomeu Cavalcante, coordenador estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), representando o secretário do desenvolvimento agrário do Ceará, Camilo Santana; o delegado federal do MDA, Francisco Sombra; Edilson de Castro, presidente da Adagri,  lideranças políticas, produtores e representantes de agricultores da localidade e vizinhanças.

Em breve discurso, José Maria Pimenta, falou da importância da agricultura familiar, hoje, e a necessidade do deslocamento da Ematerce às cidades do interior do Estado como forma de impulsionar o desenvolvimento do setor. Pimenta destacou o orgulho de estar ali com um plano de ação arquitetado com vistas a mudar a realidade do homem do campo, “a industrialização não trouxe a solução de nossas mazelas e sofrimento. Acordamos desse pesadelo, e agora se faz importante o incremento da agricultura, da pecuária, de ressaltar o papel do agricultor familiar”. O Prefeito de Itatira, após saudar os presentes, corroborou com as palavras de Pimenta, dizendo que a presença da Ematerce no município marcaria uma nova época na vida do agricultor familiar da localidade e região.

POSTO AVANÇADO

O Posto Avançado da Ematerce no município de Itatira, situado a 217 quilômetros de Fortaleza, fica sediado no distrito de Lagoa Nova. A Ematerce já manteve uma unidade semelhante na localidade nos idos anos 70. A unidade é a 17ª. que passa a funcionar como posto avançado no Estado do Ceará. Sua reativação visa assessorar a agricultura familiar, em parceria com o município, através da secretaria de agricultura local. A titular da pasta em Itatira, Cláudia Guerra, disse que a presença da Ematerce no município significa “um grande avanço, grande passo, que em breve espaço de tempo nos permitirá colher bons frutos”.

O acordo estabelece que a Ematerce fica responsável pela prestação de assistência técnica e extensão rural a agricultores familiares da localidade, através da manutenção de seis técnicos no posto recém inaugurado. A Prefeitura de Itatira, em contrapartida, fornece instalações físicas para funcionamento da unidade; pagamento de despesas com água, energia elétrica, telefone e internet; cessão de 160 litros de combustível para deslocamento dos técnicos às áreas rurais; disponibilização de pessoal para as funções de auxiliar administrativo e de serviços gerais, além da contratação de um técnico agropecuário que terá um veículo à sua disposição.

Ainda durante a solenidade de instalação do I Seminário da Agricultura Familiar nos Sertões de Canindé, a Prefeitura de Itatira firmou também convênio com a Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) com vistas a tirar o Estado do “status” de risco desconhecido com relação à febre aftosa. O convênio prevê cadastramento de pecuaristas do município e vacinação contra a doença. A exigência da imunização se faz necessária para que o rebanho trafegue livremente pelas rodovias estaduais e federais, permitindo inclusive que o Ceará se torne mais competitivo na comercialização de reses. A GTA (Guia de Transporte Animal), que também está sendo emitida pela Ematerce, é a única maneira de garantir o livre transporte e sanidade dos animais. A falta da guia implica em multa e apreensão da carga. Órgãos como Detran, Secretaria da Fazenda, Polícia Rodoviária Federal e CPRV (Companhia de Policiamento Rodoviário) colaboram com a fiscalização.

ASESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista João Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br