MENSAGEM DE FELIZ PÁSCOA

30 de novembro de 2009 - 03:00

No momento em que vivenciamos a Semana Santa, a maior e mais importante festa Cristã, cujo ápice ocorre, no próximo domingo, quando se comemora a Ressurreição de Jesus Cristo, o Deus feito homem, externamos-lhe, em nome da diretoria executiva da Ematerce, os desejos de FELIZ PÁSCOA, extensivos aos familiares.

Que a data sirva-nos, também, de reflexão, para que possamos renascer em nossos propósitos de levar uma vida exemplar, no lar e no ambiente de trabalho, devotada ao nosso semelhante, fazendo-lhe o bem.

José Maria Pimenta Lima

Presidente

 

 O QUE SIGNIFICA PÁSCOA

 

A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo (Vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes.

Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egipto (Portugal, PALOP’s e Timor) Egito (Brasil).

A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.

A última ceia partilhada por Jesus e pelos discípulos é considerada, geralmente, um “seder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos atermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta festividade.

 

==========================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872