MERUOCA: SUCESSO O ENCONTRO QUE DEBATEU APICULTURA

30 de novembro de 2009 - 03:00

 A Ematerce, em parceria com a prefeitura de Meruoca, Associação dos Apicultores de Meruoca – AMEL – realizou, no último dia 11, o II Encontro de Apicultores do Estado do Ceará, reunindo mais de 150 pessoas,  produtores de mel, professores, estudantes e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário da região. O evento aconteceu no Complexo Multiuso, em Meruoca, no horário das 8 às 17 horas.

 No decorrer do encontro, foram ministradas palestras, realizados minicursos, apresentação de produtos agrícolas e culturais e projetos voltados para a apicultura. A Ematerce, a associação de apicultores e outros órgãos da iniciativa pública e privada apoiarm o encontro.

 PRODUÇÃO DO MEL

 O mel floral é produzido por abelhas a partir do néctar coletado nas flores. Sua composição pode variar em função das características da flora e do clima. A quantidade de água, encontrada no néctar, varia de 40 a 95 por cento e o produto pode ainda apresentar predominâcia ou não de sacarose. Essas características, encontradas, são transferidas para o mel que sofre variações de sabor, aroma, cor e densidade. Apesar disso, sua composição é sempre a mesma.

 Para sua fabricação, as abelhas ingerem o néctar, retiram o excesso de água, ali encontrado, e metabolizam, através de enzimas, transformando a sacarose em glicose e frutose. Em sua formação, podem ser encontrados água, frutose, glicose, sacarose, maltose, sais minerais, enzimas, hormônios, proteínas, ácidos, aminoácidos e fermento. O mel serve como fonte de alimentos para as abelhas e é consumido também pelo homem como alimento, em uso medicinal e pela indústria de cosméticos.

 ======================================================================

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

Jornalista João Maroto: joaomaroto@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872