MILHÃ: CONCURSO LEITEIRO EM DESTAQUE

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

MILHÃ: CONCURSO LEITEIRO EM DESTAQUE

 

Numa realização da Ematerce e Secretaria de Agricultura do município de Milhã-CE, realizou-se, no período de 4 a 6 de fevereiro de 2009, naquele município, o Concurso Leiteiro. A vencedora do concurso produziu 63 quilos de leite, em dois dias, ficando, assim, com uma média diária, aproximada, de 31,5 quilos de leite.

 

Outro destaque foi a disputa do terceiro e quarto lugares com uma diferença de apenas 400 gramas. Chamou atenção, também, a novilha, classificada em terceiro lugar, pertencente a um agricultor familiar, beneficiário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar(Pronaf B.)

 

Vale ressaltar que o município de Milhã é o segundo maior produtor de leite do Sertão- Central. Essa produção deve-se à genética dos animais, existente no município, com a raça predominante de cruzamento, advindo de holandês com gir leiteiro.

 

 

O município de Milhã já possui um laticínio próprio e muitas queijeiras. Por isso, o município vem sendo conhecido como a “terra do leite”, assim como o grande potencial produtivo e a qualidade dos animais em gado de leite, conforme explicou o Zootecnista José Guedes Neto, assessor de assistência técnica e extensão rural da Ematerce.

O evento contou com a presença da população local e regiões circunvizinhas.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antoniojose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872