O VÔO NUPCIAL

30 de novembro de 2009 - 03:00

 

No interior do Estado está havendo uma grande revolução silenciosa. É a revolução do mel da abelha. Este pequeno inseto doméstico está patrocinando uma grande mudança na agricultura familiar do Ceará. São milhares de agricultores espalhados por todos os municípios do Ceará que estão melhorando de vida, com mais conforto, mais renda e mais perspectivas futuras com a exploração da cadeia da apicultura no Ceará.

Todo este trabalho tem sido acompanhado e estimulado pela Ematerce, SDA e outras instituições que têm levado assistência técnica, extensão rural e creditícia para o fomento desta atividade. E ela em poucos anos tem respondido além das expectativas. O retrato desta realidade se manifesta nos números da nossa balança comercial. Numa série histórica de dez anos, saímos de zero exportado em 2000 pra os níveis de 6.740.000 dólares em 2008, ocupando o 3o. Lugar no ranking de exportação de mel no Brasil, perdendo apenas para São Paulo e o Rio Grande do Sul.

Este é apenas um exemplo do aparato tecnológico colocado à disposição dos nossos apicultores e que já coloca o nosso mel em termos de qualidade como segundo melhor do país.

Se desviarmos o foco somente para o ano de 2009, o crescimento foi espetacular pois em apenas cinco meses, igualamos as nossas exportações ao nível de 2008 (6.582.130,00 dólares) o que nos encoraja a desbancarmos ainda este ano os dois Estados do Sul e nos tornarmos o maior exportador de mel do Brasil. Além de todos estes resultados espetaculares, o mais importante deles é o valor social destes recursos que são bem distribuídos e disseminados em todos os municípios do interior.

Agora tudo isto que está acontecendo tem como motivos, além do trabalho árduo dos apicultores, o compromisso das instituições que citamos no início e o apoio do Governo do Estado que através do Projeto São José tem liberado projetos produtivos para construção e modernização das nossas casas de mel, estruturas importantes para melhorar a qualidade do nosso produto. Só para citar um exemplo de tecnologia moderna citamos o trabalho do Centec de Quixeramobim que faz a inseminação artificial das abelhas rainhas visando obter animais mais produtivos e com maior grau de higienização e depois distribuídos aos apicultores.

Este é apenas um exemplo do aparato tecnológico colocado à disposição dos nossos apicultores e que já coloca o nosso mel em termos de qualidade como segundo melhor do país, superado apenas pelo produto de Sta. Catarina. Poderíamos falar ainda sobre outros benefícios da abelha, sobre a polinização, sobre a preservação do meio ambiente, sobre a preservação da caatinga. Aí teríamos assunto para outro artigo. No mais o vôo da abelha está fazendo não somente o acasalamento das nossas abelhas rainhas, mas também colocando o Ceará no topo da apicultura nacional.

 

Artigo publicado na página OPINIÃO do Jornal O POVO, na edição de 15 de julho de 2009.