Presidente e diretor técnico da Ematerce participam de reunião da Asbraer

30 de novembro de 2009 - 03:00

Atendendo solicitação da Associação Brasileira da Empresas Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), o presidente da Ematerce e o diretor técnico, respectivamente Itamar Teixeira e Walmir Magalhães, acompanhado do responsável pela parte de contratos e convênios, Odilon Newtácio Cruz, participam, nesta quinta-feira, 12, em Brasília, na sede da Asbraer, de uma reunião com todos os dirigentes das Ematers.

Segundo Teixeira, na oportunidade, será apresentado o documento, elaborado pela Asbraer e Aber, (Academia Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural), com informações sobre o setor agropecuário no Brasil, que responde por parcela significativa das exportações brasileiras, com competitividade internacional, mesmo num ambiente altamente regulamentado e subsidiado nas economias desenvolvidas.

Disse mais o presidente da Ematerce que consta, também, do documento, intitulado “Contribuição da Extensão Rural Estatal aos candidatos à Presidência da República”, sugestões para a universalização e aprimoramento dos serviços públicos de assistência técnica e extensão rural do Brasil. Afinal, ressalta Teixeira, o serviço de Ater é o mediador e difusor mais presente, no meio rural, não apenas do contexto da produção agropecuária, mas de muitas outras funcões do Estado. Reforçando seu ponto de vista, afirma ser o extensionista não um mero repassador de  tecnologias agrícolas, que objetivem aumentar a produção e a produtividade das lavouras e da pecuária.

Na verdade, os extensionistas são articuladores, mediadores e e empreendedores, no que se refere à execução de políticas públicas  nos municípios. É claro – explica – que as ações extensionistas, no campo, contam a participação efetiva dos beneficiários, ou seja, dos agricultores familiares e em parceria com diversas organizações públicas e privadas.

O documento destaca, ainda, o serviço de assistência técnica e extensão rural como fato propulsor na geração de emprego e renda; na produção de alimentos sadios; os municípios atendidos pela Ater de 2002 a 2008, além de agricultores assistidos. Vale salientar que o serviço de Ater está estruturado em 27 entidades estaduais oficiais, com 5.298 escritórios locais e possui, no miomento, quase 27 mil profissionais, dos quais quase 19 mil extensionistas rurais de campo, Destes, quase 40% são de nível superior.

Faz parte, ainda, do documento argumentações a respeito da Ater como agente de validação e transferência de tecnologia agropecuária e a Ater no contexto da Lei 12.188, afora propostas para a ampliação e fortalecimento da assistência técnica e extensão rural brasileira. Tece, também, comentários sobre a criação da Secretaria Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural e a centralização da gestão das políticas de Ater, finalizando com a inovação e modernização da gestão das entidades de Ater, abrangendo, outrossim, as diretrizes do sistema nacional de Ater pública estatal, estratégias e linhas de ação e a implantação de uma política nacional de valorização profissional dos extensionistas rurais.

Articulação Asbraer e Embrapa

Os dirigentes das Ematers tomarão conhecimento, também, de um documento-base, contendo as diretrizes para a articulação institucional Asbraer e Embrapa. O principal objetivo é a união de esforços para a implementação de uma agenda nacional de pesquisa-extensão com a finalidade de promover, continuamente, o desenvolvimento da agricultura brasileira por meio da utilização de produtos e sistemas mais eficientes do ponto de vista social, econômico e ambiental. Frise-se que a execução da parceria dar-se-á mediante o desenvolvimento de programas , projetos e atividades de cooperação técnica.

================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872