PROJETO MANDALLA É SUCESSO EM QUITERIANÓPOLIS

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

Um ano e meio, após aimplantação do Projeto Mandalla em Quiterianópolis, a experiênciaé sucesso em diversas localidades do município. Hoje, 30 famíliasde nove localidades são beneficiadas com a existência de 13mandalas ali implantadas, supervisionadas por técnicos da Ematerce.A iniciativa, além de permitir o cultivo de diversos tipos devegetais e criação de animais de pequeno porte para consumopróprio, incrementa a renda do agricultor familiar com a venda doexcedente, promovendo retiradas mensais de até 400 reais/família.

O sistema de mandallaspermite que numa pequena área seja iniciada uma organizaçãoprodutiva familiar, com integração entre o cultivo de vegetaisdiversificados e criação de animais, atendendo às necessidadesbásicas de uma família rural. “O sistema contribui para o resgateda dignidade de famílias, uma vez que cria oportunidades desobrevivência no ‘habitat’ do agricultor, através do trabalho,alimentação e renda”, destaca Jorge Hauser, gerente regional daEmaterce na Região dos Inhamuns.

As ”mandallas” sãoimplantadas em áreas de 0,25 hectares (50m x 50m), onde sãodispostos canteiros circulares em forma de delta. Um reservatório deágua com 6 metros de diâmetro e profundidade de 1,80m éresponsável pela irrigação dos vários cultivos (coentro,cebolinha, alface, beterraba, cenoura, couve, pimenta, pimentão,milho verde, batata-doce, abóbora, macaxeira, banana, mamão,melancia, tomate e maracujá) e consumo dos animais (patos, galinhas,codornas, coelhos, marrecos, peixes, camarão e cabras). A adubaçãoé orgânica e os defensivos agrícolas utilizados são naturais. Oexcedente da produção é vendido ao PAA (Programa de Aquisição deAlimentos) e nas localidades de Parambu, Novo Oriente, Piauí e naprópria sede do município.

A experiência deQuiterianópolis conta com assistência técnica da Ematerce, atravésdo engenheiro agrônomo e mestre em solos, Italo Reges Capistrano, edos técnicos agrícolas Martinho Oliveira e Antonio Mota. As 30famílias assistidas e beneficiadas pelo Projeto Mandalla, nomunicípio, residem nas localidades de Algodões, Malhada dosMalaquias, São Pedro, Garrafão, Monteiro, Bandarro, Besouro,Mangueira e Cacimbas.

Outros municípios doCeará demonstram interesse pelo projeto que tem apresentado sucessoem diversas localidades. É o caso de Missão Velha, no Cariri, ondea prefeitura municipal realiza inscrições para o projeto.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br