PROJETO MANDALLA EM VIÇOSA DO CEARÁ

30 de novembro de 2009 - 03:00

 O Governo do Estado do Ceará, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), em parceria com a Ematerce, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Famílias Rurais de Viçosa Ceará, já implantou 10( dez ) projetos Mandalla em propriedades rurais de Viçosa do Ceará.

Trata-se de um modelo, desenvolvido por pesquisadores da Paraíba, aproveitando tecnologias adaptadas funcionais e produtivas, onde as famílias beneficiadas constroem seu próprio sistema de produção, usando tecnologias modernas de irrigação ( microaspersão e gotejamento ), exploram uma diversidade de culturas escalonadas, em um  consórcio com aves e peixes, dentre eles: milho, feijão, cenoura, alface, rabanete, batata, doce, coentro, cebola de palha, tomate, pimentão, mamão, banana, melancia, maracujá, macaxeira,  galinha, codorna, pato e peixe do tipo tilápia do nilo.

Explicou Cícero Teles, gerente regional da Ematerce da Ibiapaba, que se trata, de uma tecnologia simples, de forma limpa ( tudo orgânico ), sem agressão ao meio ambiente, tendo como finalidade maior alimentação familiar e comercialização do excedente da produção no mercado   local e na circunvizinhanças.
 

As famílias, beneficiadas, demonstram satisfação pela aquisição do empreendimento, orçado em 2.800,00/unidade e um curso modulado em 3 semanas. A primeira colheita já foi iniciada, há uma semana, com foco na construção de um mercado, para acolher o excedente da produção.
O projeto vem gerando expectativa, na produção de alimentos na agricultura familiar irrigada do município, criando uma nova demanda, que já soma 20 novas famílias, pleiteando esses benefícios. A Ematerce é a empresa incentivadora e prestadora de assistência técnica e extensão  aos beneficiados do Projeto.

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA

antoniojose@ematerce.ce.gov.br – Fone 85.3217.7872