QUIXADÁ REALIZA 1º SEMINÁRIO DE APICULTURA DO SERTÃO-CENTRAL

<!– @page { margin: 2cm } P { margin-bottom: 0.21cm } A:link { so-language: zxx } –>

A cidade de Quixadásediou, no dia 26 de fevereiro último, o I Seminário de Apiculturado Sertão- Central. A iniciativa da Confederação Brasileira deApicultura (CBA) e Federação Cearense de Apicultura (Fecap) contoucom o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria doDesenvolvimento Agrário (SDA), Ematerce, Sebrae, Cearapi, Ministérioda Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Prefeitura deQuixadá, BNB e Banco do Brasil.

O encontro reuniu 500apicultores de 30 municípios cearenses para discutir estratégias decrescimento e fortalecimento do setor de uma maneira geral. O melbrasileiro, principalmente o produzido no Nordeste, levando-se emconsideração padrões de exigência internacional, é considerado omais puro do mundo, livre de agrotóxicos, impurezas e resíduos deantibióticos.

O diretor decomunicação da Fecap, Paulo Airton de Macedo, discorreu sobrepráticas de manejo, armazenamento de produtos apícolas eassociativismo, como principais elementos para a valorização damatéria-prima apícola, exportada principalmente para Estados Unidose Europa. Paulo Levy, zootecnista, empresário e proprietário daCearapi, ressaltou a posição privilegiada do Brasil, notadamente daRegião Nordeste, devido ao consumo mundial do mel brasileiro.

Os principais projetos,voltados para o setor que vêm sendo desenvolvidos pelo Governo doEstado, foram expostos aos participantes do seminário por CrisantoAraújo, médico veterinário e articulador temático de apiculturano âmbito da Ematerce, e Igor Reis, zootecnista da SDA. Dentre osquais, estão o melhoramento genético de rainhas “Apis mellifera”e projetos como Fecop, Fedaf e Consad, todos com foco para oagricultor familiar.

As linhas de créditosdisponíveis para o setor apícola e as formas de como obtê-lasforam o tema central da palestra de Raimundo Neto, gerente do BNB nacidade do Crato, que aproveitou ainda para discorrer sobre suaexperiência pessoal como apicultor.

O I Seminário deApicultura do Sertão-Central contou ainda com as presenças doMinistro da Previdência Social, José Pimentel, do Prefeito deQuixadá e do Secretário de Agricultura do município, RômuloCarneiro e Eleni Lima, respectivamente além do ex-prefeito domunicípio, Ilário Marques e da deputada estadual Raquel Marques.

ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO E OUVIDORIA

JORNALISTA JOÃOMAROTO: joao_maroto@ematerce.ce.gov.br