Beberibe: Retar concentra Litoral-Leste, Baixo Jaguaribe e Maciço de Baturité.

2 de agosto de 2010 - 03:00

A apresentação do Convênio 701170 celebrado entre MDA e Ematerce para o biênio 2010/2011 e a estratégia de implementação para sua execução, foi um dos temas da Reunião Trimestral de Avaliação de Resultados (Retar), realizada nos dias 27 e 28 último, no Centro Comunitário da Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

No encontro, o presidente da Ematerce, Itamar Teixeira, os diretores técnico e administrativo-financeiro, Walmir Severo e Cristiano Góes, respectivamente, além dos gerentes de apoio técnico e planejamento, reuniram-se com assessores, gerentes locais e regionais da empresa do Litoral-Leste, Maciço de Baturité e Baixo Jaguaribe.Foram discutidos os trabalhos de assistência técnica e extensão rural (Ater) executados com agricultores familiares destas regiões e assuntos de foro interno da empresa.

No Litoral-Leste, que compreende os municípios de Aracati, Icapuí, Itaiçaba, Beberibe, Fortim e Jaguaruana, os técnicos da Ematerce assistem um total de 1.231 famílias. No Maciço de Baturité, onde estão concentrados os municípios de Baturité, Aratuba, Mulungu, Aracoiaba, Ocara, Redenção, Acarape, Barreira, Itapiúna, Capistrano, Pacoti, Palmácia e Guaramiranga, as ações de Ater chegam a 2671 famílias.

Limoeiro do Norte, Quixeré, Morada Nova, Ibicuitinga, Russas, Palhano, Tabuleiro do Norte e São João do Jaguaribe, que integram a Região do Baixo Jaguaribe, têm, no total, 4357 famílias assistidas.

Importância

Itamar Teixeira, presidente da Ematerce, lembrou aos participantes a importância daqueles encontros. “É quando temos condições de reunir todos os colaboradores e discutir o que precisa melhorar e mostrar as experiências de sucesso que justificam nossa atuação”, disse.

A pauta da reunião contemplou assuntos como planejamento dos trabalhos em áreas intensivas (ações de Ater propriamente ditas) e em áreas difusas (execução de políticas provenientes de programas governamentais como Hora de Plantar, Vacinação contra Febre Aftosa e Distribuição de Sementes etc); demonstração de resultados e espaço destinado a sugestões e críticas. Assuntos administrativos e técnicos também foram alvo de exposição por parte da Diretoria Executiva da Ematerce, que abordou temas como o Projeto de Reestruturação da empresa e sua situação administrativa e financeira.

As Retars prosseguem até agosto próximo. Hoje e amanhã, 30, o encontro acontece em Canindé. Nos dias 3 e 4, a reunião será em Brejo Santo, terminando nos dias 5 e 6, em Iguatu.

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria

Jornalista João Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br