Pindoretama: Ematerce, em parceria com a prefeitura, inaugura posto avançado

15 de setembro de 2010 - 03:00

PindoretamaCom a presença da prefeita de Pindoretama, Regina Lúcia Vasconcelos Albino, do presidente, do diretor administrativo e financeiro, do gerente regional metropolitano da Ematerce, respectivamente Itamar Teixeira, Cristiano de Goes e Elderi Pimenta, além de agricultores (as) familiares, diversas autoridades municipais e extensionistas de Cascavel, Caucaia, Pacajus e Maranguape, foi inaugurado, na manhã desta terça-feira, 14, mais um posto avançado da Ematerce na cidade de Pindoretama.

Antes da abertura da solenidade, houve o descerramento da placa institucional da Ematerce, seguindo-se o corte da fita simbólica, dando-se por inaugurada a unidade administrativa da empresa, feito pela prefeita Regina Lúcia, pelo presidente da Ematerce, Itamar Teixeira, pelo diretor administrativo e financeiro, Cristiano de Goes e pelo gerente regional Metropolitano, Elderi Pimenta.

Iniciando a parte discursiva do ato inaugural, falou o gerente regional Elderi Pimenta, que ressaltou o apoio  da prefeita de Pindoretama, da diretoria executiva da Ematerce e de todos os que, direta e indiretamente, foram responsáveis pela reativação, naquele município, de um posto avançado da Ematerce, que, agora, passa a assistir os agricultores familiares de forma mais intensiva e com menos custos, pois não precisam deslocar-se mais ao vizinho município de Cascavel.

Com a palavra, o chefe do posto avançado da Ematerce, em Pindoretama, José Wilton Vieira de Fraga, agradeceu o apoio, tanto da prefeita, quanto da diretoria executiva da Ematerce, para que fosse instalado, em Pindoretama, um posto da empresa, sonho de muitos agricultores, pois se torna mais fácil serem contemplados com projetos de custeio agrícola e de investimento e evitando deslocamentos a Cascavel. Disse, ainda, de sua satisfação em poder, com a ajuda de sua equipe de trabalho, buscar a melhoria das condições de vida para aqueles(as) que produzem alimentos sadios para consumo humano e animal.
Pindoretama
A presidente do Sindicato Rural de Pindoretama, Diana Guerreira, em sua mensagem, destacou a importância da Ematerce, no município, como mais uma parceira a serviço do desenvolvimento sustentável do setor agrícola, o que é  motivo de satisfação para os agricultores  familiares, que necessitam de orientações técnicas, com vistas ao aumento da produção e da produtividade das lavouras a fim de que possam obter maior renda líquida com a venda de seus produtos.

O diretor administrativo e financeiro da Ematerce, Cristiano de Goes, reportou-se ao apoio da prefeita Regina Lúcia, para se pôr em funcionamento uma unidade administrativa da empresa, em pleno centro da cidade, motivo de contentamento para agricultores, extensionistas e a população de modo geral. Disse, ainda, dos esforços, efetuados pela diretoria executiva,  visando instalar novos postos avançados, no interior do Estado, com o objetivo de atender a maior número de produtores rurais, com assistência técnica e extensão rural.

Mensagem de agradecimento e gratidão

Em seguida, o presidente da Ematerce falou que sua mensagem seria de gratidão e agradecimento à prefeita Regina Lúcia, responsável maior pela inauguração do posto avançado, por meio de uma salutar parceria com a empresa de extensão rural do Ceará, mediante o trabalho incansável dos colegas extensionistas, que assistirão, de forma mais presencial,  agricultores familiares. Acrescentou que estavam disponibilizadas 500 vagas para o Programa Garantia Safra, contando com o apoio do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), na pessoa do secretário Antonio Amorim.

O dirigente da Ematerce fez questão de enfatizar que o posto avançado da Ematerce é o ponto de encontro dos agricultores e das agricultoras, sem falar da presença, também, dos(as) cidadãos(ãs), daquele município, tão bem administrado pela prefeita Regina Lúcia. Por último, desejou à equipe de extensionistas sucessos, nas atividades do dia-a-dia, ajudando os(as) agricultores(as) a obterem resultados satisfatórios em suas lavouras e pecuária, o que lhes possibilitarão melhor padrão de vida no campo.

Ao encerrar a parte discursiva da inauguração, a prefeita Regina Lúcia teceu comentários elogiosos à parceria com a Ematerce, com vistas ao desenvolvimento rural sustentável de Pindoretama. De maneira enfática, comprometeu-se a dar total apoio aos extensionistas locais, para que prestassem uma proveitosa assistência técnica agropecuária e gerencial ao homem do campo, capaz de aumentar a produção e a produtividade agrícola e, consequentemente, a sua renda líquida, tornando-o um vitorioso em seu empreendimento. Afirmou, também, do apoio à agricultura familiar, comprando os alimentos, dela oriundos, para a merenda escolar, sem falar de outras benfeitorias de sua administração para a população de Pindoretama. No final de seu discurso, parabenizou a iniciativa da Ematerce e colocou-se à disposição dos agricultores e dos extensionistas, para o que estiver a seu alcance.

Por solicitação da prefeita de Pindoretama, falou a representante da secretaria da agricultura local, Carmem do Vale, que enfatizou as benfeitorias que a prefeitura vem realizando em beneficio dos pindoretamenses e a sua satisfação em ver um antigo sonho dos agricultores realizados, ou seja, a presença ativa da Ematerce, no setor agropecuário de Pindoretama, a exemplo de outros órgãos parceiros, como Senar, Sebrae. Entusiasmada, solicitou a união de todos: autoridades, extensionistas e agricultores, pois, sem união, a soma de esforços pode dificultar a obtenção de resultados impactantes para o bem-estar das comunidades rurais.
===================================================
Assessor de comunicação e Ouvidor