Quixeramobim – Fazenda Normal ganha unidade administrativa

29 de setembro de 2010 - 03:00

 

A diretoria executiva da Ematerce, funcionários e autoridades da região do Sertão Central prestigiaram a inauguração do escritório da Fazenda Normal.

 

A Ematerce inaugurou, na última terça, 27, o escritório administrativo da Fazenda Normal (Faznor), em Quixeramobim, numa solenidade que contou com as presenças do presidente da empresa, Itamar Teixeira e do diretor administrativo-financeiro, Cristiano Góes. Também prestigiaram o evento, Hector Barros Leal, representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA/DATER, o gerente regional no Sertão Central, Valter Ferreira, e a gerente da Fazenda Normal, Evanira Fraga, além do ex-presidente da Ematerce, José Maria Pimenta.

A inauguração da unidade administrativa da Fazenda Normal faz parte de um processo de criação e modernização de escritórios e postos avançados da empresa  espalhados pelo interior do Estado. De agosto para cá, foi adquirido o prédio do escritório da Ematerce, em Quixeramobim; criados os postos avançados de Pindoretama e Piquet Carneiro; reinaugurado o escritório de Maranguape e, agora, a

unidade administrativa da Fazenda Normal. “A nossa intenção não é apenas a melhoria do espaço físico de nossas instalações, mas também oferecer ao produtor rural, ao agricultor familiar, nosso público-alvo, um atendimento de qualidade superior”, disse Itamar Teixeira durante o discurso inaugural.

Fazenda Normal

A Fazenda Normal foi comprada pelo Governo do Estado do Ceará, em 1937, ao sr. José Pompeu Pinto Acioly, quando teve o nome trocado de Betânia para Fazenda Experimental de Criação José Acioly. Com a sucessão da Ancar–Ceará pela Ematerce, através da Lei 10.029 de 06 de julho de 1976, o imóvel foi transferido para a recém-criada empresa, a título de participação patrimonial e todo o seu acervo, passando a denominar-se Fazenda Normal.

A propriedade está encravada em uma área de 1.500 hectares, na região central do Ceará. Devido às características predominantes do solo, a fazenda tem como principal atividade a criação de ovinos e gado de leite, servindo ainda de unidade didática para treinamento de técnicos da Ematerce e produtores rurais.

Ex-administradores da Fazenda Normal foram homenageados durante a inauguração do escritório administrativo, como os engenheiros agrônomos Inocêncio Barbosa Coelho (1984-1987); Paulo Hélder Braga (1987-1990); José Aílton da Silveira (1990 a 1993); José Marcos Pinheiro (1994 – 2003) e o técnico agropecuário, Josafá Torquato de Araújo (2003 – 2007).

Foram também ressaltados durante o discurso inaugural, pela dedicação e empenho em suas atividades na Fazenda Normal, o trabalho de profissionais da Ematerce, como: Crisanto Araújo, médico veterinário, no setor de apicultura: Edgard Cavalcante, engenheiro agrônomo, dedicado à pecuária; na área da fruticultura, Egberto Targino, engenheiro agrônomo; Otávio Cavalcante e Otto Wehmam, engenheiros agrônomos voltados para o setor de irrigação e, na ovinocultura, o médico veterinário Pedro Alberto Mendes.

 

 

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria

Jornalista João Maroto: joao.maroto@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872