Ematerce capacita empregados no uso do sistema operacional Linux Ubuntu

1 de outubro de 2010 - 03:00

A Ematerce reinicia, no período de 4 a 11 de outubro próximos, no Centro de Treinamento em Extensão (Cetrex), mais um Curso de Linux Desktop, utilizando o software livre Ubuntu e suas ferramentas.

A carga horária do curso é de 40 horas e será ministrado a 12 participantes. Esta é a segunda turma de empregados da Ematerce, lotada no escritório estadual, que estará habilitada para trabalhar com o novo sistema operacional, em consonância com Política de Software Livre do Governo do Estado.A primeira turma foi capacitada no período de 20 a 24 de setembro último.

A perspectiva, segundo o gerente de Recursos Humanos da Ematerce, José Leitão Filho, é que todo o quadro funcional da empresa seja treinado com vistas à utilização do Ubuntu. O diretor administrativo-financeiro, Cristiano Goes, reunido com seus assessores, definiu que o inicio do treinamento e migração para o Linux Ubuntu se daria, inicialmente, na área administrativa, seguida das demais. De acordo com José Leitão, “à medida que o funcionário vai sendo capacitado, ele já passa a contar com a ferramenta instalada na máquina e, consequentemente, já deve trabalhar com ela. Não vamos esperar que todos recebam treinamento para começar a usar o recurso”, ressalta.

O Ubuntu já vendo sendo utilizado com sucesso em cerca de 65 estações de trabalho, sendo 31 no escritório estadual, 15 nos escritórios da Regional da Ibiapaba e 19 nos escritórios da Regional Zona Norte. A iniciativa de adiantar o treinamento destas equipes foi dos próprios gerentes regionais da Ibiapaba, Cícero Teles, e da Zona Norte, Jader Albuquerque, uma vez que o novo sistema integraria a Política de Software Livre do Governo do Estado.

O que é?

O Ubuntu é um sistema operacional Linux, desenvolvido pela comunidade e ideal para notebooks, desktops e servidores. Ele contém todos os aplicativos de que você precisa – um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica e comunicador instantâneo. Utiliza como gerenciador de janelas o “Gnome”, que traz como característica duas barras de tarefas: a primeira, superior, com menus de acesso ao sistema e área de notificação e botão liga/desliga. A segunda, uma barra inferior, com acesso às áreas de trabalho, notificação de janelas abertas e lixeira.

O engenheiro agrônomo João Batista Calado, lotado na Divisão de Recursos Humanos (Dirhu), conta que ao ser convocado para o treinamento, a expectativa era de que o Linux seria muito complicado, mas desfez a impressão inicial. “Foi um grande engano, durante o curso as informações foram transmitidas de maneira clara e compreensiva. Parabenizo a Ematerce pela iniciativa”.

Francisca Cavalcanti de Menezes, assistente administrativa do Cetrex, considera de extrema importância a iniciativa das diretoria administrativa e gerência de recursos humanos em promover o curso, “é uma oportunidade para que os funcionários se reciclem no Linux, já que vai passar a ser usado pela empresa”.

==============================================================

Assessoria de Comunicação e Ouvidoria