Aracoiaba: Ematerce ministra Curso sobre substituição de Copas

18 de outubro de 2010 - 03:00

A Ematerce, escritório de Aracoiaba,  encerrou, no dia 15 último, no sítio Arisco dos Barreiros, em Aracoiaba, o II Módulo do Curso de Substituição de Copa em Cajueiros Improdutivos. Com a duração de 16 horas, o curso contou com a participação de 20 (vinte) agricultores de base familiar, sendo 14 (catorze) da própria comunidade e outros 6 (seis) de comunidades vizinhas. Os instrutores foram os extensionistas Francisco Carlos Xenofonte e Antonio Reginaldo.

 

Segundo o gerente local da Ematerce, em Aracoiaba, Luiz Érico Pontes Silva, o principal objetivo foi mostrar a importância da substituição de copas em cajueiros reconhecidamente improdutivos e deixar produtores treinados na prática de enxertia e que possam utilizar esta habilidade em seus pomares e/ou realizar enxertos em outras propriedades , visto que em Aracoiaba são poucos produtores  
habilitados nesta atividade.

 

Durante o curso, foi mostrado aos agricultores a importância da prática de enxertia, onde foram seguidos os seguintes passos:retirada dos propágulos em cajueiro-anão precoce reconhecidamente produtivos e sadios; fazer o desbaste das brotações, selecionando-se de 3 a 5 ramos, distribuídos, uniformemente, na parte superior do tronco; fazer a enxertia nos ramos que estiverem com aproximadamente 1,0 cm de diâmetro; realização do método de enxertia “borbulhia” em placa , pois este tem possibilidades de melhores resultados.

 

Acrescentou Érico que, após estes passos, todos os treinandos ficaram orientados em retirarem, após 20 (vinte) dias, a fita, para evitar o estrangulamento das mudas e fazer a desbrota de ramos novos, que nascerem abaixo do ponto de enxertia. Explicou que todos os participantes treinaram, utilizando mudas de “pé franco”, conhecido como cavalo e em plantas que foram cortadas em campo, quando da realização do primeiro módulo.

=======================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira ? antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
85.3217.7872