Dia de Campo movimenta Fazenda Santo Izidro

22 de outubro de 2010 - 03:00

A Ematerce, em parceria com a prefeitura municipal de General Sampaio, realizou, na quinta-feira, 21, um Dia de Campo sobre o Projeto Quintais Produtivos, no município de General Sampaio, precisamente, na Fazenda Santo Izidro, onde três agricultores familiares, Luciano Sales de Andrade, Francisco Alciano da Silva Gomes e Francisco Ferreira da Silva, implementam esse experimento agropecuário. A presidência da Ematerce esteve representada pelo gerente de apoio técnico, Engº Agrº Cláudio Matoso.

 

Com este evento, a Ematerce contribui para reduzir os riscos econômicos e sociais, que ocorrem, em decorrência da instabilidade climática e outros fatores, além de incrementar a produtividade global da propriedade, garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias rurais.

 

Projeto Quintais Produtivos

 

foto_2Segundo o articulador da Rede Temática Metodologias Participativas, Engº Agrº José Roberto Ribeiro Vieira, o Projeto Quintais Produtivos é um modelo de exploração, conduzido por agricultores familiares, em pequenas áreas, definidas na unidade produtiva, que se caracterizam pelo cultivo irrigado e diversificado de espécies produtivas, agrícola ou pecuária e plantas medicinais, na mesma área, objetivando a melhoria do padrão alimentar e a geração de renda.

 

Outro modelo de exploração incentivado é o sistema agroflorestal, que se refere à forma de uso da terra, onde se processa ampla interação, entre o cultivo de árvores, arbustos e explorações agrícolas ou pecuárias, resultando em um sistema de manejo de produção economicamente viável e ecologicamente sustentado. As experiências, conduzidas no momento, mostram a produção de hortaliças (cenoura, beterraba, coentro, cebolinha, tomate, pimentão, berinjela), fruteiras (mamão, banana), macaxeira, milho e feijão. Na pecuária, destaca-se a criação de galinhas caipiras, patos e peixes.

 

Enfatizando, ainda, a importância do projeto, no meio rural, o técnico da Ematerce afirmou que a produção dos agricultores familiares está sendo destinada ao programa de aquisição de alimentos (PAA) do Governo Federal, cuja garantia de comercialização estimula o aumento do número de comunidades envolvidas no processo.

 

O Projeto Quintais Produtivos visa, ainda, proporcionar o incremento da renda, estimular a experimentação e o espírito investigativo do agricultor familiar, promover a inclusão de gênero e juventude, nas atividades econômicas e sociais, estimular a organização rural e a preservação do meio ambiente. Informou, também, que, no dia 3 de dezembro vindouro, a Ematerce realizará idêntico Dia de Campo, desta feita no município de Quiterianópolis.

 

OPINIÕES

 

foto_3A prefeita municipal de General Sampaio, Eliene Leite Araújo Brasileiro, disse ao assessor de comunicação da Ematerce, Antonio José de Oliveira, que a realização do dia de campo sobre quintais produtivos, em parceria com a prefeitura, ser importantíssima, pois ensejava que se pudesse multiplicar essa prática agropecuária para outras comunidades rurais.

 

A sua relevância deve-se – acrescentou – ao fato de contribuir para o aumento da renda dos agricultores familiares e, consequentemente, proporcionar-lhes melhores condições de vida, sem falar da ocupação de mão-de-obra ociosa, no campo, sobretudo quando ocorre mais uma seca no Estado. “É preciso que multipliquemos essa experiência agrícola, bastante produtiva, para quem cultiva a terra”, concluiu a prefeita.

 

foto_5O agricultor familiar Luciano Sales Andrade, entusiasmado com o projeto fundos de quintais, na presença dos parceiros do empreendimento agropecuário, Francisco Alciano da Silva Gomes e Francisco Ferreira da Silva, assim se expressou: “Nós três estamos satisfeitos com a produção agropecuária do projeto fundos de quintais. Na verdade, virou uma atividade que nos dá boa renda, além do sustento de nossas famílias. É melhor do que a produção de carvão, que fazíamos anteriormente, pois evita o desmatamento e dá menos trabalho pra nós”. Em seguida, acrescentou que, graças à atuação da Ematerce, tudo melhorou para eles e que continuariam praticando uma agricultura com culturas diversificadas iguais à do projeto fundo de quintais.

 

Para o representante do presidente da Ematerce, Itamar Teixeira Bezerra, o gerente de apoio técnico, Engº Agrº Cláudio Matoso, disse tratar-se de um projeto muito produtivo, em pleno semi-árido, que, além da produção de hortaliças, de frutas e de aves (galinhas, patos e peixes), ajuda a aumentar a renda dos agricultores, melhora suas condições de vida e gera empregos no campo. Elogiou, em nome da presidência da Ematerce, a iniciativa da prefeitura, na presença da prefeita Eliene Brasileiro, por ter sido parceira no dia de campo e por apoiar o órgão estadual de assistência técnica e extensão rural em suas atividades no meio rural. Ao concluir sua opinião, comentou: “Trata-se, assim, de mais uma fonte alternativa de renda para o homem do campo e isso é ótimo, tanto para os agricultores familiares, quanto para nós, extensionistas da Ematerce”.

 

O gerente do escritório de Pentecoste, Francisco Lopes, cujo posto avançado da Ematerce, em General Sampaio, está sob sua jurisdição, destacou o trabalho da sua equipe de trabalho e os articuladores estaduais, que contribuíram para o êxito do dia de campo, nas pessoas dos Engenheiros Agrônomos Josualdo Justino e José Roberto Vieira, sem falar do apoio da diretoria executiva da Ematerce, presidida por Itamar Teixeira.

 

No projeto fundo de quintais, a Ematerce local orientou o uso de práticas agrícolas, tais como: adubação verde e orgânica; fertilizantes naturais (biofertilizantes), urina de vaca; cobertura morta (restos de cultura); rotação de culturas; consórcio de plantas; controle alternativo de pragas e doenças; uso de defensivos naturais (calda bordoleza, extração de folha do Nim; calda de fumo).

 

PRESENÇAS

 

Dentre as autoridades presentes, destacaram-se a prefeita municipal de General Sampaio e presidente da Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), Eliene Leite Araújo Brasileiro; o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Ceará, Francisco Sombra; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores(as) Rurais de General Sampaio, Maria Dores; o coordenador estadual da agricultura familiar, na secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Itamar Marques; o consultor da diretoria de financiamento e proteção da produção (Depp), do MDA/SAF, João Luiz Guadagnin; jornalista Paulo Ponte, da TV Diário do Nordeste, em Canindé; agricultores familiares de General Sampaio, de Pentecoste, de Paramoti, secretários de agricultura desses municípios.

 

Presentes, ainda, o assessor de comunicação, o coordenador de eventos da empresa, respectivamente jornalistas Antonio José de Oliveira e Edilmo Gurgel, além de extensionistas do escritório estadual, do escritório local de Pentecoste e os gerentes do regional Meio Norte e escritório local, Antonio José Praciano e Francisco Lopes Santos; o consultor do MDA/SAF, na secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Luciano Bezerra, dentre outras.

 

LEGENDAS

Foto 1 -Cultivo de Hortaliças e de frutas.

Foto 2 – Água para irrigação e para criação de peixes.

Foto 3 – A prefeita de General Sampaio, ladeada po Cláudio Matoso, Antonio José de Oliveira, e Francisco Sombra.

Foto 4 – O agricultor Luciano Sales, sendo entrevistado pelo jornalista Antonio José de Oliveira , ao lado do parceiro Francisco Alciano, que tocam, com sucesso,  o projeto fundos de quintais.

 

 

==========================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872