Ematerce engajada na 2ª etapa da vacinação contra aftosa

5 de novembro de 2010 - 03:00

O diretor técnico da Ematerce, Walmir Severo Magalhães, esteve na cidade do Crato, na manhã de sexta-feira, 05, para representar o presidente da empresa, Itamar Teixeira Bezerra, que, devido a compromissos assumidos, anteriormente, não pôde acompanhar o secretário Antonio Amorim, do Desenvolvimento Agrário (SDA), para o lançamento oficial da 2ª Etapa de Vacinação contra a Frebe Aftosa.

 

A Ematerce está engajada, nesta campanha, a exemplo de anos anteriores, levando-se em consideração a sua capilaridade no interior do Estado. A determinação governamental é vacinar 100% dos rebanhos bovino e bubalino nos 184 municípios cearenses. Para tanto, os extensionistas da Ematerce, segundo informou Teixeira, estão sensibilizando os agropecuristas para a necessidade de vacinarem seus animais, até o final deste mês, pois não haverá prorrogação do prazo, estipulado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(Mapa).

 

Acrescentou, ainda, que, na primeira etapa, do primeiro semestre, o Estado mudou de classificação sanitária, perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), passando para a zona de risco médio da doença com vacinação. Ressaltou, também, que, por intermédio de ações em parcerias, espera-se que, até o fim de 2010, o Ceará alcance a posição livre de aftosa com vacinação.

 

Os bovinos e bubalinos, que serão, obrigatoriamente, vacinados, nos 184 municípios cearenses, até final de novembro, do ano em curso, são em torno de 2,5 milhões de cabeças. A divulgação da campanha vem sendo feita pelos diversos veículos de comunicação de massa, reuniões com lideranças comunitárias, autoridades municípais, palestras e visitas aos criadores.

==================================================================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872