O 7° Caju Nordeste, este ano, apresentará experiências de sucesso na Cajucultura

9 de novembro de 2010 - 03:00

O 7º CAJU NORDESTE é uma realização do Instituto Caju Nordeste, sediado em Fortaleza (CE). Com o tema “Empreendedorismo – agregando inovação aos negócios do caju”, o evento terá uma rica e diversificada programação: Feira de Empreendedores do Caju e de Atividades Consorciadas, com Exposição e comercialização de produtos, serviços, máquinas e equipamentos; Painéis Temáticos, Laboratório de Transferência de Tecnologias; Cursos, Palestras, Oficinas Técnicas e Mesas-Redondas; Caravanas de Produtores Rurais; Festival Gastronômico; Entrega do Troféu Caju de Ouro; Shows Artísticos, com grandes bandas.

 

Atento aos desafios atuais da cultura do cajueiro e coerente com as diretrizes da Câmara Setorial da Cajucultura, o 7º Caju Nordeste, mais que um seminário periódico, assume o compromisso de oferecer aos atores da cadeia produtiva do caju um espaço para o debate e a construção de novas idéias e propostas, que serão objeto de ações pós-evento.

 

Alguns dos temas de destaque da programação:

 

  • Empreendedorismo – gestão e inovação na cajucultura (Painel Temático – SEBRAE/CE)
  • Arranjos Produtivos Locais: as experiências exitosas de Picos-PI, Serra do Mel-RN e Barreira-CE (Painel Temático e exposição – Cocajupi /Coopercaju/ Instituto Centec)
  • Laboratório de transferência de tecnologias (classificação de castanha e amêndoa de caju, clones de cajueiro e principais pragas e doenças do cajueiro (Embrapa Agroindústria Tropical / SDA)
  • Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para pequenas propriedades rurais produtoras de caju (Encontro de Planejamento – EMATERCE)
  • Incorporando a gastronomia da cajucultura na merenda escolar – capacitação de merendeiras (Curso – FAEC / SENAR/AR/CE)
  • Mecanismos de interação e cooperação entre os elos da cadeia produtiva do caju (Encontro de Planejamento – Câmara Setorial da Cajucultura / SINDICAJU / ASCAJU)
  • Sistema de produção e oportunidades de negócios com cajueiro consorciado (Encontro de Planejamento – Embrapa Agroindústria Tropical)
  • Implantação e auto-gestão de mini-fábricas de castanha de caju (Curso – SEBRAE/CE)
  • Incorporando a gastronomia do caju na culinária regional (Cursos – SESI/Cozinha Brasil)
  • Preparação de alimentos à base de caju (Mini-Cursos – Instituto CENTEC)

Cenário do 7º Caju Nordeste

 

Beberibe (CE), localizado a 79 km de Fortaleza, destaca-se como um dos principais destinos turísticos no Ceará. Seus atrativos naturais e culturais encantam os visitantes procedentes do Brasil e de outros países.

 

São 54 Km de belas praias e verdes mares, contrastando com as fontes de águas cristalinas, dunas e falésias de areias coloridas, lagoas de água doce, coqueirais e muito sol o ano todo.

 

As belezas naturais do município completam-se com a as facilidades de acesso e a oferta de uma ótima rede hoteleira, diversificadas atrações artísticas e culturais – centralizadas no magnífico Teatro Raimundo Fagner – e uma rica culinária, que tem como expoentes os pratos feitos à base de peixes e frutos do mar.

 

A cultura do cajueiro é muito representativa para a economia de Beberibe, posicionando o município como o maior produtor de caju do Ceará. São aproximadamente 32.600ha de área plantada, distribuídos em grandes, médias e pequenas propriedades rurais, com capacidade de geração de empregos para aproximadamente 17.500 trabalhadores. Este é o cenário em que será realizado o 7º Caju Nordeste.

Mais informações:

Instituto Caju Nordeste

Site www.cajunordeste.org.br

E-mail cajunordeste@cajunordeste.org.br

Telefones: 3224.7654 / 8724.2362