Gerente da Ematerce recebe troféu Caju de Ouro em Beberibe

26 de novembro de 2010 - 03:00

A Ematerce participa, hoje, 26, prolongando-se até 27 próximo, do 7º CAJU NORDESTE, em Beberibe, promovido pelo Instituto Caju Nordeste, sediado em Fortaleza (CE). A presença da Ematerce ocorre, também, com a participação de agricultores familiares por ela atendidos, que expõem e comercializam produtos da denominada agricultura familiar.

 

No decorrer da solenidade de abertura, na noite de ontem, 25, dentre os homenageados, com o troféu Caju de Ouro, destacaram-se o gerente do escritório da Ematerce, em Beberibe, Engº Agrº José Adahil Paulino Brito, pelos relevantes serviços prestados ao setor agrícola beberibense, e o agricultor João Batista Ponte, também presidente da Associação dos Cajucultores do Ceará (Ascaju) e da Câmara Setorial da Cajucultura. O presidente e o diretor administrativo e financeiro da Ematerce, respectivamente José Maria Pimenta e Francisco Cristiano de Goes, estiveram presentes na solenidade de abertura, acompanhados de assessores estaduais, gerentes local e regional, além de extensionistas.

caju_nordeste_2

Para Adahil, o troféu Caju de Ouro, que lhe foi outorgado, é motivo de orgulho e satisfação, pois é um prêmio de reconhecimento público à atuação da Ematerce, em Beberibe, onde sua equipe de trabalho, desenvolve ações extensionistas, visando ao bem-estar das famílias rurais e à preservação do meio ambiente. “Este troféu representa, também, o aumento da responsabilidade, para que continuemos a atender os agricultores, de forma eficiente e eficaz, com vistas à elevação da produção e produtividade das lavouras, da pecuária local e da sua renda, buscando o desenvolvimento rural sustentável de Beberibe”, enfatizou o gerente local da Ematerce.

 

Com o tema “Empreendedorismo – agregando inovação aos negócios do caju”, o evento conta rica e diversificada programação: Feira de Empreendedores do Caju e de Atividades Consorciadas, com Exposição e comercialização de produtos, serviços, máquinas e equipamentos; Painéis Temáticos, Laboratório de Transferência de Tecnologias; Cursos, Palestras, Oficinas Técnicas e Mesas-Redondas; Caravanas de Produtores Rurais; Festival Gastronômico; Entrega do Troféu Caju de Ouro; Shows Artísticos, com grandes bandas.

caju_nordeste_3Atento aos desafios atuais da cultura do cajueiro e coerente com as diretrizes da Câmara Setorial da Cajucultura, o 7º Caju Nordeste, mais que um seminário periódico, assume o compromisso de oferecer aos atores da cadeia produtiva do caju um espaço para o debate e a construção de novas idéias e propostas, que serão objeto de ações pós-evento. 

Alguns dos temas de destaque da programação:

  • Empreendedorismo – gestão e inovação na cajucultura (Painel Temático – SEBRAE/CE)

  • Arranjos Produtivos Locais: as experiências exitosas de Picos-PI, Serra do Mel-RN e Barreira-CE (Painel Temático e exposição – Cocajupi /Coopercaju/ Instituto Centec)

  • Laboratório de transferência de tecnologias (classificação de castanha e amêndoa de caju, clones de cajueiro e principais pragas e doenças do cajueiro (Embrapa Agroindústria Tropical / SDA)

  • Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural para pequenas propriedades rurais produtoras de caju (Encontro de Planejamento – EMATERCE)

  • Incorporando a gastronomia da cajucultura na merenda escolar – capacitação de merendeiras (Curso – FAEC / SENAR/AR/CE)

  • Mecanismos de interação e cooperação entre os elos da cadeia produtiva do caju (Encontro de Planejamento – Câmara Setorial da Cajucultura / SINDICAJU / ASCAJU)

  • Sistema de produção e oportunidades de negócios com cajueiro consorciado (Encontro de Planejamento – Embrapa Agroindústria Tropical)

  • Implantação e auto-gestão de minifábricas de castanha de caju (Curso – SEBRAE/CE)

  • Incorporando a gastronomia do caju na culinária regional (Cursos – SESI/Cozinha Brasil)

  • Preparação de alimentos à base de caju (Minicursos – Instituto CENTEC)

Ressalte-se que a cultura do cajueiro é muito representativa para a economia de Beberibe, posicionando o município como o maior produtor de caju do Ceará. São aproximadamente 32.600ha de área plantada, distribuídos em grandes, médias e pequenas propriedades rurais, com capacidade de geração de empregos para aproximadamente 17.500 trabalhadores. Este é o cenário em que será realizado o 7º Caju Nordeste.

Legendas:

Foto 1: Presidente da Ematerce (D) entrega troféu Caju de Ouro ao gerente local da empresa, em Beberibe, José Adahil Paulino.

Foto 2: À esquerda, Cristiano de Goes, diretor administrativo-financeiro da Ematerce, parabeniza Adahil na entrega do Caju Nordeste. Na foto, ainda, colegas de trabalho do escritório de Beberibe.

Foto 3: Da (E) para (D), Fernanda Aquino, da Ematerce, e seu esposo Afonso Aquino, do Instituto do Caju Nordeste, Adahil Paulino e EgbertoTargino Bonfim, assessor estadual da cajucultura no âmbito da Ematerce.

===============================================================

Antonio José de Oliveira

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Fone 85.3217.7872

Mais informações:

Instituto Caju Nordeste

Site www.cajunordeste.org.br

Telefones: 3224.7654 / 8724.2362