Presidente da Ematerce destaca instalação Radar Meteorológico

12 de janeiro de 2011 - 03:00

 

 Será, em Quixeramobim-CE, no mês de maio próximo, a instalação do Radar Meteorológico, na serrinha de Santa Maria, no pico de 700 metros de altitude, na região Sertão-Central, e terá uma área de cobertura útil de 400 quilômetros. Com o alcance, fica assegurado o monitoramento de todas as regiões do Ceará, assim como parte dos estados do Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba.

 

Após visitar o local de instalação, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, disse que, dentre os setores beneficiados com a implantação do novo radar, está a agricultura. Para ele, o Governo do Estado já tem o programa de distribuição de sementes “Hora de Plantar” e, aliado ao monitoramento da umidade do solo, em toda a região, beneficiará os agricultores. “No semiárido, por exemplo, há a diferença para quem planta, pela manhã, e quem planta na parte da tarde.

 

Detalhou o dirigente da Ematerce que cada agricultor terá o extrato de quantos milímetros choveu na plantação dele. Enfatizou em seguida: Nós já temos o programa de distribuição de sementes que, casado com o monitoramento das chuvas, os 300 mil agricultores iniciarão o plantio na hora apropriada”, concluiu.

==============================================================

 Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 3217.7872