Secretário Nelson Martins elogia atuação da Ematerce

13 de janeiro de 2011 - 03:00

O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Nelson Martins, acompanhado do secretário adjunto Antonio Amorim e do seu assessor Antonio Filho, reuniu-se, pela segunda vez, no gabinete do presidente da Ematerce, com o objetivo de inteirar-se das ações da empresa, no tocante à parte de assistência técnica e extensão rural, executadas, anualmente, nos 184 municípios do Estado, a mais de 130 agricultores familiares.

Na oportunidade, foi recebido pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, e pelos diretores técnico e administrativo e financeiro, respectivamente Walmir Severo Magalhães e Francisco Cristiano Maciel Cristiano de Maciel, além do assistente da presidência, Itamar Teixeira. Presentes pela Ematerce, os gerentes de apoio técnico e do Planejamento, respectivamente Cláudio Matoso e Tarciso Pinto e o assessor de comunicação e ouvidor Antonio José de Oliveira.

O diretor técnico da Ematerce fez uma explanação sobre as diversas atividades de assistência técnica e extensão rural aos visitantes, detalhando-se nos contratos de resultados que os extensionistas assinam com a diretoria da empresa, informando-lhe o que foi programado e a ser cumprido de acordo com o Plano de Ação de cada escritório local.

Ao terminar de falar a respeito do Sistema de Programas e Projetos (SPP-WEB), que abrange todas as atividades de campo da Ematerce (área preparada, plantada, colhida, produção e produtividade estimadas e alcançadas, cadastro de cada agricultor familiar atendido, o que ele planta, o que colhe, quantidade de animais na fazenda, inclusive o número de cabeças vacinadas, tamanho do seu imóvel rural, onde mora e até o número de filhos.

O secretário Nelson Martins elogiou a organização da empresa, quanto ao acompanhamento das suas atividades, desenvolvidas no campo, afora as reuniões mensais e trimestrais de avaliação de resultados, que são feitas pelos gerentes locais e regionais, com a presença da diretoria da Ematerce, quando são elencados os pontos negativos e positivos, no cumprimento das metas, previstas para determinado mês.

Walmir Severo reportou-se, ainda, aos programas e projetos, executados pela Ematerce, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e órgãos parceiros, de acordo com as diretrizes das políticas públicas dos Governos Federal, Estadual e Municipal em 183 municípios, dos 184 existentes no Ceará. Além da explanação, o secretário Nelson Martins recebeu vasta documentação acerca de tudo o que foi planejado e executado pela empresa, no ano de 2010, e o planejado para 2011.

Ao final da reunião, o titular da SDA agradeceu as informações que lhe foram prestadas pelos dirigentes da Ematerce e assegurou total apoio ao que a empresa de assistência técnica e extensão rural comprometeu-se a executar, no corrente ano, em benefício dos agricultores familiares e em prol do desenvolvimento rural sustentável.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br