Ematerce presta carinhosa homenagem a ex-diretor

8 de fevereiro de 2011 - 03:00

Na presença do secretário Nelson Martins, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), dirigentes e colaboradores da Ematerce prestaram carinhosa homenagem ao advogado Francisco Cristiano Maciel de Goes, que deixou a diretoria administrativa e financeira da empresa, para assumir o cargo de coordenador de Planejamento daquela pasta.

 

A solenidade iniciou-se com a convocação das autoridades pelo mestre de cerimônias, o assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce, jornalista Antonio José de Oliveira, que se reportou ao significado do evento, como uma forma de agradecer o muito que Cristiano de Goes realizou em benefício da empresa num curto espaço de dez meses. Comentou, ainda, que Cristiano saía, mas deixava saudades, sem dúvida, um excelente elogio a um gestor público, que deu conta do recado na Ematerce.

 

A primeira oradora, a saudar o diretor sainte, foi a jovem Bruna, da equipe de secretárias, que disse de sua satisfação, por ter trabalhado, como secretária substituta, prestando serviços a um diretor educado, compreensivo, comunicativo, competente e que sabia ouvir as pessoas que o procuravam no dia a dia. Emocionada, agradeceu-lhe o apoio a ela dispensado, extensivo aos colegas ematercianos e desejou-lhe sucessos em sua nova missão.

 

despedida3Em seguida, a secretária Maria José (Mazé) leu a mensagem, assinada pelos colaboradores da Ematerce, cujo conteúdo elogiava a sua maneira correta de administrar, dando voz e vez a todos, e sabendo solicitar os serviços de que a empresa necessitava, na área administrativa e financeira, o que é motivo de reconhecimento dos servidores. Na mensagem, os colaboradores desejaram-lhe profícua gestão no novo cargo na SDA. Ao término da leitura, Mazé entregou-lhe o documento.

 

Com a palavra, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, referiu-se ao ano chinês, dedicado ao coelho, que simboliza mudanças e afirmou que isso dava certo com ele, pois estava mudando-se para outro órgão do Governo do Estado, a convite do secretário Nelson Martins, pela sua competência, dedicação ao trabalho e outras qualidades.

 

Falou, também, do tempo em que conheceu Cristiano, quando ele tinha uma padaria, e ia vender iogurte para ele. Como era bom pagador, esta qualidade extrapolava para outras atividades exercidas, como bancário, no Banco do Brasil, presidente da Câmara de Vereadores, vice-prefeito e até prefeito no município de Quixadá.

 

despedida4Destacou, ainda, Pimenta a curta, porém eficiente e eficaz gestão de Cristiano, como diretor administrativo e financeiro da empresa, melhorando a infra-estrutura de alguns escritórios locais, climatizando-os e colocando novo mobiliário e computadores e periféricos, inaugurando o almoxarifado e o arquivo, ambos informatizados, iniciativas merecedoras de reconhecimento e gratidão pela família ematerciana e pelos seus admiradores. Ao encerrar sua fala, o dirigente da Ematerce deu-lhe os parabéns e desejou-lhe ótima administração em seu novo cargo.

 

Encerrando a expressiva homenagem a Cristiano de Goes, o secretário Nelson Martins teceu-lhe palavras elogiosas, como ex-funcionário do Banco do Brasil, como ex- presidente da Câmara de Vereadores, ex-vice-prefeito e ex-prefeito de Quixadá. O titular da SDA, em tom de brincadeira, comentou que a diretoria executiva foi a grande culpada de o Cristiano ter saído da diretoria administrativa e financeira, pois Pimenta convocara-o para assistir a uma exposição do Cristiano e ele deu um verdadeiro show em sua prestação de contas. A partir daquele momente, resolveu, então, convidá-lo, para coordenar o planejamento de sua pasta, porém com o aprovo do chefe de gabinete, Deputado Ivo Gomes, irmão do governador Cid Gomes.

 

despedida2O secretário Nelson Martins acrescentou que, quando cursava Agronomia, a intenção era trabalhar na Ematerce, uma empresa que, há mais de meio século, faz diferença, no setor agropecuário do Ceará, prestando assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares nos 184 municípios do Estado. “A Ematerce tem história e terá o meu apoio, no decorrer da minha gestão, para ajudar o homem do campo a conseguir melhores condições de vida, produzindo mais e com qualidade, alcançando melhor produtividade, nas lavouras e na pecuária. Para tanto, a Ematerce vem, ao longos dos anos, cumprindo bem esta missão, orientando-os, também, a respeitar o meio ambiente”, enfatizou.

 

CRISTIANO AGRADECE

 

Emocionado e sensibilizado com a carinhosa homenagem dos ematercianos, Cristiano não poupou elogios aos que conviveram com ele, na empresa, durante 10 meses, destacando o apoio incondicional do presidente José Maria Pimental e do diretor técnico Walmir Magalhães e do ex-presidente e atual assistente da presidência, Itamar Teixeira. Frisou que aprendeu muito com os companheiros de trabalho, inclusive os de campo, pois teve oportunidade de constatar “in loco” a dedicação dos servidores às ações extensionistas, voltadas para o bem-estar das famílias dos agricultores. Agradeceu a todos pela acolhida e que não sairía do convívio dos colegas da Ematerce, pois trabalharia a poucos metros de distância do prédio da empresa, da qual sentia orgulho de ter sido diretor administrativo e financeiro, embora por dez meses.

 

Cristiano, ao finalizar sua mensagem, prometeu, onde quer que estivesse,  defender os interesses maiores da Ematerce e de seus colaboradores, por desenvolverem uma missão árdua, importante e necessária, no meio rural, isto é, trabalharem, com profissionalismo, dignidade, transparência e ética, por uma gente sofrida e que merece atenção especial, não apenas dos extensionistas, bem como dos governantes e isso – declarou – temos certeza de que o governador Cid Gomes e o secretário Nelson Martins sempre dispensarão irrestrito apoio e ajuda financeira à Ematerce e aos programas e projetos, executados em benefício da população rural, sobretudo aos mais carentes financeiramente e que produzem alimentos, para o sustento de suas famílias e dos que habitam o campo e as cidades. Suas derradeiras palavras foram de incentivo a quantos dão o melhor de sí por uma empresa, que, no próximo dia 16, completará 57 anos de fundação. “Obrigado é a palavra que resume tudo o que tenho a dizer, neste momento especial, quando me despeço do convívio diário da família ematerciana”, enfatizou Cristiano.

 

LEGENDAS

Foto 1: Da (E) para (D), Itamar teixeira, Walmir Magalhães, Cristiano, Pimenta e o secretário Nelson Martins.

Foto 2: A secretária Maria José (Mazé) entrega ao homenageado documento assinado por todos os colaboradores do Escritório Central.

Foto 3: Da (D) para (E), secretário Nelson Martins não poupou elogios à pessoa e ao profissional Cristiano de Goes.

Foto 4: Colaboradores do Escritório Central afirmaram que sentirão saudades do ex-diretor administrativo e financeiro da Ematerce.

 

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR

JORNALISTA ANTONIO JOSÉ DE OLIVEIRA – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

FONE 85.3217.7872