Ematerce debate políticas públicas com agricultores familiares

10 de março de 2011 - 03:00

Na segunda quinzena de março de 2011, a Ematerce realizará, em todo o Estado, uma série de oficinas com agricultores familiares cearenses, objetivando aprofundar o conhecimento sobre as principais políticas públicas, ligadas ao setor agropecuário. Ao todo, são 35 oficinas sobre políticas públicas com a participação de 700 agricultores. As oficinas são eventos, previstos na programação da Rede Temática de Metodologias Participativas da Ematerce, resultante do convênio 701170, firmado entre Ministério do Desenvolvimento Agrário, da Secretaria da Agricultura Familiar e Ematerce.

 

Informou o articulador da Rede Temática Metodologias Participativas, Engº Agrº José Roberto Vieira Ribeiro, que serão, amplamente, debatidas as políticas públicas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), crédito rural, crédito fundiário, seguro da agricultura familiar(Seaf), programa garantia safra, garantia de preços, capacitação de agricultores, programa nacional da alimentação escolar(PNAE), programa de aquisição de alimentos(PAA), preços mínimos, renda não-agrícola, além de outras.

 

As oficinas encerram-se no próximo mês de agosto. Cada oficina tem a duração de dois dias e os extensionistas serão os facilitadores, responsáveis pela apresentação dos temas específicos de cada região do Estado. No final de cada oficina, será elaborado um documento, no qual estarão relacionados os problemas, levantados, de modo participativo, por agricultores e técnicos da Ematerce, e as possíveis soluções para os produtores rurais, a fim de que sejam feitos os devidos encaminhamentos.

 

 No Ceará, cerca de 50% da população está abaixo da linha de pobreza, o que representa uma renda de menos de um salário mínimo anual, sendo que a grande concentração desta pobreza está no meio rural. Com a realização das oficinas, a Ematerce espera que venham facilitar o acesso dos agricultores familiares cearenses às diversas políticas públicas, contribuindo para a redução da pobreza nos diversos rincões do Estado.

 

No próximo mês de março, serão realizadas as oficinas, nos municípios de Crateús, Tauá, Canindé, Quixeramobim e Itapipoca; no mês de abril, realizar-se-ão oficinas em Camocim, Aracati, Iguatu, Limoeiro do Norte, Jaguaribe, Sobral, Baturité e Tianguá, com programação efetuada pelos gerentes regionais e locais dos municípios supracitados.

 

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872