Ematerce é elogiada por deputados da Comissão de Agricultura

17 de março de 2011 - 03:00

O presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta Lima, falou, na manhã de quinta-feira, 17, na 3ª Reunião Ordinária, no Complexo de Comissões – Auditório Deputado Carlos Eduardo Benevides, sobre as ações extensionistas, executadas, no meio rural cearense, na busca incessante por melhores condições de vida dos que cultivam a terra.

Pimenta atendeu o convite do presidente da Comissão Agropecuária da Assembléia Legislativa do Ceará, Deputado Hermínio Resende. Presentes à reunião pela Ematerce, Itamar Teixeira, assistente da presidência; Cláudio Matoso, gerente de apoio técnico, Euclides Pinheiro ( Auditoria); Maximiliano César Pedrosa, Odair Oliveira (Núcleo de Informática) e Antonio José de Oliveira, assessor de comunicação e ouvidor. Assessorando o deputado Hermínio Resende, o diretor da Ceasa, Eduardo Aragão.

Ao abrir a reunião, o deputado Hermínio Resende disse da satisfação e honra em receber um ex-colega da Assembléia Legislativa do Ceará, presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, convidado para discorrer sobre a atuação da empresa, que assiste, por ano, mais de 130 mil agricultores familiares. Em seguida, elogiou o palestrante pela FOTO_PRESI_NA_ASSEMBLIA2competência, pelos amplos conhecimentos de assuntos da agricultura e asseverou ser o presidente da Ematerce o profissional ideal, para conduzir os destinos de uma empresa pública, que, há 57 anos tem dado sua parcela de contribuição para o desenvolvimento sustentável do meio rural cearense.

FOTO_PRESI_NA_ASSEMBLIA2

Antes de sua explanação, Pimenta agradeceu o honroso convite ressaltou o interesse do deputado Hermínio Resende pelas causas maiores do setor agropecuário cearense e, em especial, pelo órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Ceará. Enfatizou tratar-se de um momento ímpar, que possibilitava a divulgação do que a Ematerce vem realizando em busca do desenvolvimento sustentável do setor agropecuário cearense.

O dirigente da Ematerce enfocou a atuação da empresa, em benefício da melhoria das condições de vida dos agricultores familiares, destacando os projetos e programas, desenvolvidos pela Ematerce, de acordo com as diretrizes estipuladas pelos Governos Estadual, Federal e Municipais, dentre os quais sobressaem o Hora de Plantar, o de Combate à Pobreza, a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa, Revitalização da Cajucultura, a Bovinocultura, sobretudo a produção de leite, a Preservação do Meio Ambiente e a Capacitação dos Técnicos e Agricultores, atendidos pelo Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará. Os presentes tomaram conhecimento, ainda, da missão, visão de futuro, valores, do foco na agricultura familiar, da força de trabalho e do cumprimento das metas programadas e executadas para 2011..

Com a palavra, o deputado Roberto Mesquita (vice-presidente da citada comissão) teceu elogios à atuação da empresa, destacou sua admiração pelas ações extensionistas no campo, porém fez algumas críticas, no tocante à prestação de serviços pelo fato de a Ematerce não poder atender todos os agricultores do Estado, considerando-se o pequeno número de técnicos. Abordou, também, a capacidade gerencial do presidente José Maria Pimenta, que, na sua opinião, é o homem certo para o lugar certo, sintetizando o que Pimenta representa para a Ematerce e a agropecuária cearense.

Já o deputado Leonardo Pinheiro, apesar de ser médico, e não entender muito de agricultura, conforme afirmou, externou seu ponto de vista, de maneira elogiosa, quanto à assistência técnica agropecuária e gerencial, prestada aos agricultores familiares. Reconheceu, também, possuir a empresa um quadro funcional técnico, digno de elogios, que atende, diariamente, os que fazem parte de seu público-alvo, isto é, os agricultores de base familiar. Sugeriu ao presidente da comissão, convidar o presidente da Ematerce, para debater os diversos segmentos da agricultura do Estado.

==========================================================================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br