Cetrex: Curso sobre Boas Práticas de Fabricação

25 de março de 2011 - 03:00

Numa realização da Ematerce, iniciada, na segunda-feira, 21, no Centro de Ensino e Treinamento em Extensão (Cetrex), localizado em Caucaia, mais um Curso de Capacitação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Meta 3 – Apoio e Fortalecimento da Agroindústria Familiar, do Convênio MDA/Ematerce nº701170. O treinamento encerra-se no próximo dia 25. Ao todo, são 21 participantes, sendo 18 da Ematerce, dois da Adagri e um da Allimentale Consultoria. Os instrutores pertencem ao quadro funcional da Embrapa Agroindústria de Alimentos-Rio de Janeiro.

Segundo Ana Maria Guedes da Costa Bezerra, articuladora da Rede Agroindústria Familiar, no âmbito da Ematerce, o curso objetiva a discussão dos requisitos legais para elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), com vistas à garantia da qualidade e segurança de alimentos em agroindústrias de agricultores familiares. Na quarta-feira, dia 23, os treinandos visitam o Laticínio Maranguape, na cidade do mesmo nome, quando verão, na prática, todo o processo de beneficiamento de derivados do leite.

Vale ressaltar que, no final deste curso , os participantes serão capazes de compreender os fatores, relacionados à deterioração de alimentos e suas repercussões na saúde humana; conhecer as práticas que evitam a deterioração prematura de alimentos processados, as quais causam depreciação dos produtos durante sua comercialização; compreender o asseguramento da qualidade dos alimentos e fornecimento de qualidade ao longo de toda a cadeia produtiva; ter condições plenas para a elaboração de Manuais de Boas Práticas de Fabricação. Instrutores: Antônio Xavier de Farias – fariasax@uol.com.br;  André de Souza Dutra – andre@ctaa.embrapa.br; Roberto Luiz Pires Machado – machado@ctaa. embrapa.br;. A coordenação está a cargo do técnico Fénelon do Nascimento Neto – fenelon@ctaa.embrapa.br. Fone 21.3622.9743