Presidente da Ematerce participa de Seminário em Quixeramobim

31 de março de 2011 - 03:00

Foi realizado, na quarta-feira, dia 30 de abril, na cidade de Quixeramobim, Sertão-Central do Estado do Ceará, um seminário,com a finalidade de discutir a interiorização de cursos da Uece – Universidade Estadual do Ceará – em parceria com o Instituto Centec, Ematerce e prefeituras da região e iniciativa privada.

Participaram do evento o Reitor da Uece, Francisco de Assis Moura Araripe, a presidenta do Centec Geórgia Aguiar, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, o prefeito de Quixeramobim, Edmilson Júnior, o diretor da Faculdade de Veterinária, Célio Pires Garcia, o diretor da Fecclesc, Jorge Alberto, o ex-deputado estadual Cirilo Pimenta, secretários de educação de municípios da região, além da comunidade estudantil de Quixeramobim.

De acordo com a proposta de interiorização, ao todo, serão beneficiados quinze municípios do Sertão-Central, totalizando 438.804 habitantes, o que poderá gerar uma demanda de público-alvo de 15 a 20 mil estudantes. O município de Quixeramobim foi escolhido, em virtude de sua posição geográfica e por possuir a infraestrutura necessária, onde hoje funciona o “campus” do Instituto Centec, afora a vanguarda no desenvolvimento agropecuário, do distrito industrial, e o interesse das autoridades no segmento público municipal. Durante o seminário, foi apresentada a demanda pelos cursos de Medicina-Veterinária, Psicologia, Enfermagem, Nutrição, Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, apoiou a iniciativa pioneira, enfatizando que Quixeramobim, há muito tempo, era merecedor de um curso de Medicina-Veterinária, pois tem um plantel de 85.849 bovinos, 39.400 ovinos e 7.450 caprinos e o maior produtor de leite do Ceará, com uma produção diária em torno de 120 mil litros de leite.

Na oportunidade, Pimenta colocou à disposição o Centro de Treinamento da Ematerce, instalado na fazenda Normal, que fica no distrito de Uruquê município de Quixeramobim. “Estamos reformando e melhorando as instalações prediais e toda a infraestrutura do nosso centro. Com essa modernização é perfeitamente possível destiná-lo para o funcionamento das aulas do curso de Medicina-Veterinária”, destacou José Maria Pimenta.

(Jornalista Crisanto Teixeira)

====================================================================================================================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br