Ematerce promove curso de formação de agentes de Ater e de produtos e mercados

26 de abril de 2011 - 03:00

A Ematerce, por intermédio da Rede Temática Formação de Agente de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), cujo articulador é o Engº Agrº Antônio Gomes Vieira Júnior, iniciou, nesta terça-feira,25, prolongando-se até 4 de maio de 2011, no seu Centro de Treinamento (Cetrex), em Caucaia-CE, o I e II Módulos do Curso de Formação de Agente de Ater, com carga horária total de 80 horas. Paralelamente, está sendo realizado o Curso Produtos e Mercados diferenciados, do convênio 701170 MDA/Ematerce, cujo articulador é o Engº Agrº Francisco Alves de Souza, tendo por coordenadora a Engª Agrª Maria Cristina Pontes Vieira. Este curso encerrar-se-á no próximo dia 29. (Na foto, em pé, o presidente Jose Maria Pimenta; da direita para esquerda, Cláudio Matoso(Geate), Hector Barreto(MDA), Itamar Teixeira(Assistente da presidência da Ematerce)  e Maximiliano Pedrosa, Assessor administrativo e financeiro da Ematerce).

 

 

Na solenidade de abertura, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, saudou os participantes e o consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), Hector Carlos Barreto Leal, relembrando o período em que foi extensionista, no Estado de Minas Gerais, e muito aprendeu com os agricultores e com os índios, públicos-alvo da Extensão Rural naquele Estado.

DSC05424

 

Em seguida, dirigindo-se aos treinandos, disse da importância de serem capacitados, pois, nos dias atuais, os conhecimentos teóricos e práticos, numa troca de saberes com os agricultores, é que contribuem para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário e para o aumento da produção, da produtividade, da geração de emprego e da renda no campo.

Pimenta destacou a criação do agente rural, quando era secretário de agricultura, em sua terra-natal, Quixeramobim, o que impulsionou as atividades agropecuárias naquele município. Informou aos presentes a necessidade do concurso público, para preeecher as vagas existentes, no quadro de técnicos e administrativos da empresa, e esperava que isso acontecesse o mais breve possível com aprovação do governador Cid Gomes, que dá apoio integral à empresa e às ações extensionistas, postas em prática nos 184 municípios cearenses.