Cariré: Ematerce realiza mais um treinamento em sistema produtivo de oleaginosas

10 de maio de 2011 - 03:00

A Ematerce, escritório local de Cariré, realizou, de 04 a 06 de Maio, o Curso Sistema Produtivo de Oleaginosas, na cidade de Reriutaba, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Participaram do curso 18 agricultores familiares. O curso teve como coordenador o agente de assistência técnica e extensão rural (Ater), Rubenildo Batista Ribeiro, e como facilitador o também agente de Ater, Romério Alves Silva.

 

Informou o gerente da Ematerce, escritório de Cariré, José Aloísio Macedo, que os treinandos receberam orientações, sobre tecnologias de convivência com o semi-árido, com realizações de práticas no campo, a escolha e o preparo do solo, em niveladas básicas, utilizando o pé-de-galinha, a produção de de biofertilizante.

 

carire2Na abertura do curso, estiveram presentes o gerente local da Ematerce, José Aloísio de Macedo, que falou da importância do plantio da mamona, que não interfere no sistema produtivo do agricultor familiar, por poder ser consorciada com as culturas de subsistência, principalmente o milho e feijão. Prestou, ainda, esclarecimentos técnicos sobre a produção e uso, com enfoque na inclusão social e no desenvolvimento regional, no tocante à geração de emprego e renda.

 

Em sua fala, Maria Nilma Rodrigues, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Reriutaba, salientou a importância da educação ambiental, que deve constituir uma forma abrangente de educação, que se proponha a atingir todos os cidadãos, por meio de métodos participativos permanentes, para incutir, no cidadão, uma consciência crítica a respeito da problemática ambiental.

 

Em sua mensagem, Aroldo Veras, Secretário de Agricultura do município, na sua fala, destacou a necessidade de mudar o comportamento do homem do campo, em relação à natureza, substituindo o uso de agrotóxicos por inseticidas naturais, para promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos na qualidade de vida de todos. Avaliando o curso, os agricultores familiares elogiaram e destacaram a importância do treinamento, contribuindo para aumentar seus conhecimentos.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone: 85.3217.7872