Quixeramobim: Ematerce contabiliza chuvas acima da média

12 de maio de 2011 - 03:00

Localizado na região do polígono das secas, os agricultores do município de Quixeramobim-CE estão satisfeitos com as chuvas, acima da média, naquele município, no corrente ano. Em 161 dias, compreendidos entre o período de 1º de dezembro de 2010 a 11 de maio de 2011, as precipitações alcançaram a marca dos 793,6 mm, assim distribuídos: dezembro 105 mm; janeiro 171 mm; fevereiro 101 mm; março 177,2 mm; abril 137,4 mm e maio 102 mm. A pluviometria, acima da média histórica, 670 mm, vem confirmando o acerto das previsões, apresentadas no 15º Encontro dos Profetas das Chuvas, realizado no dia 10 de janeiro de 2011, na cidade de Quixadá-CE.

 

O escritório da Ematerce, em Quixeramobim, possui registros históricos de chuvas, desde o final do século XIX. O Engº Agrº Tarcisio do Rego, gerente local, conta que o mapa das chuvas começou a ser elaborado, em 1896, e que, naquele ano, a quadra chuv0sa foi de 890,6 mm. Ainda de acordo com os índices de pluviometria, merecem destaque os anos com menor e maior volume de chuvas, respectivamente: 190,8 mm, em 1925, e 1.560 mm no ano de 1974.

 

Disse, ainda, Tarcisio que, em 1974, por conta da intensidade das chuvas, vários açudes arrombaram, na região, e que, em 1º de maio do mesmo ano, a cidade de Quixeramobim foi invadida pelas águas da Barragem, em virtude do arrombamento do açude Teotônio, construído na cidade de Madalena.

 

O presidente da Ematerce Engº Agrº José Maria Pimenta Lima prevê que este ano o Sertão-Central, a exemplo do restante do Estado do Ceará, vai colher safra recorde de grãos. Pimenta destaca, como positiva, a ação governamental, destinando considerável aporte de investimento financeiro no programa “Hora de Plantar”, que, anualmente, vem injetando mais recursos, para a compra de sementes selecionas, com vistas à distribuição com os agricultores em regime de economia famíliar. “Temos acompanhado os prognósticos da Funceme, divulgando que as chuvas se estenderão até meados do mês de julho no Ceará. Com uma quadra chuvosa desse tamanho, em algumas localidades, os agricultores vão colher até duas safras, além dos açudes que estão recebendo significativo aporte hídrico; muitos já sangraram e outros estão na iminência”, enfatiza Pimenta.

(Crisanto Teixeira – Jornalista Escritório Ematerce Quixeramobim-CE)

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872