Ematerce: escritórios da região Norte interligados ao Cinturão Digital do Ceará

27 de maio de 2011 - 03:00

A gerência regional e o escritório local da Ematerce, em Sobral, desde o dia 25 de maio de 2011, estão interligados ao Cinturão Digital do Ceará-CDC, um projeto do Governo do Estado, que leva internet de banda larga, de alta velocidade, aos municípios cearenses.

 

Segundo a Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Ceará (Etice), o Governo do Ceará está implantando a maior e mais veloz rede pública de banda larga do Brasil, cobrindo 82% da população urbana do Estado até o final de 2011. Serão mais de 2.500 km de fibra ótica, de alta velocidade, conectando escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias e demais órgãos públicos. Leva, também, telemedicina, educação a distância, TV digital, videoconferência e outros serviços essenciais para o desenvolvimento do Estado e da qualidade de vida dos cearenses.

 

Segundo o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, interligar os seus escritórios locais ao Cinturão Digital representa um ganho tecnológico extraordinário, passando de uma rede de dados antiga, com velocidades muito baixas e que já não atendem à demanda, por seus serviços de dados (acesso à Internet, ao correio eletrônico corporativo,  aos sistemas de informação próprios, do Governo do Estado, do Governo Federal e de parceiros, dentre outras finalidades), para uma moderna rede de fibra ótica.

 

Na opinião, também, de Salustiano Campelo Sampaio, gestor de Tecnologia de Informação, e gerente do Núcleo de Informática da Ematerce, além do salto tecnológico, haverá ainda um ganho financeiro considerável. Na situação atual, a interligação dos seus 72 pontos de atendimento à rede de dados do Governo do Estado é um investimento em torno de R$ 48 mil mensais. Com a interligação desses pontos de atendimento ao Cinturão Digital, estima-se que esse custo baixará para, no máximo, 10% desse valor.

 

Assessor e Ouvidor
Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br
Fone 85.3217.7872