Araripe: Ematerce realiza missão técnica em UTD de mandioca

7 de junho de 2011 - 03:00

No dia 6 último, na propriedade do agricultor familiar José Costa de Alencar, situada na serra da Bananeira, município de Araripe, a Ematerce realizou a 1ª Missão Técnica, na Unidade Técnica de Demonstração, com a cultura da mandioca de sequeiro, sob a responsabilidade do técnico Ícaro Tavares e do colaborador José Orlando Soares.

 

Participaram do evento os técnicos Antonio Raimundo, Marcílio, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (S.D.A), o professor Licínio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), estudantes de Agronomia, técnicos do IFET, agricultores familiares e lideranças comunitárias.

 

A UTD, apresentada pelo gerente local de ARARIPE, Antonio Gilson Gomes, visa elevar a produtividade de 10 para 20 toneladas/raiz/hectare, utilizando somente a seleção de manivas, adubação orgânica e tratos culturais, comparando-se com outra área de 1,0hectare, sem as práticas aplicadas pela Ematerce.

 

Ao final do evento, os participantes foram unânimes em reconhecer que o trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva da mandiocultura, ora demonstrado, preliminarmente, pelos técnicos da Ematerce, promove o aumento da produção, da produtividade e da renda do agricultor familiar.

 

Ressalte-se que esse trabalho é executado com recursos financeiros, oriundos do convênio 701170/2008-MDA-FORT de Ater e será exibido, no próximo domingo, 12, às 7 horas, pela TV Verdes Mares – Canal 10 – no Programa Nordeste Rural.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872